
Conclave entra em fase decisiva: dois últimos papas foram escolhidos no 2º dia
Conclave entra em fase decisiva: dois últimos papas foram escolhidos no 2º dia
Primeira rodada de votação ocorreu na quarta, sem definição. Novo papa precisa de ao menos 89 dos 133 votos para ser escolhido


Roma/Vaticano – O segundo dia de votação do conclave que vai eleger o sucessor do Papa Francisco começou com expectativas frustradas. Tivemos a segunda fumaça preta pouco antes do meio-dia horário de Roma, pouco antes, portanto, das sete horas da manhã horário de Brasília. A expectativa agora é para as próximas duas votações que vão acontecer ainda nesta quinta-feira.
Fumaça preta, não temos Papa. Fumaça branca, os 133 cardeais que estão na Capela Sistina chegaram ao mínimo acordo e a Igreja Católica terá o seu Papa de número 267.
Dois últimos papas foram escolhidos no 2º dia
Nos últimos sete conclaves da Igreja Católica, as votações duraram, no máximo, quatro dias. Mas vale chamar atenção para o fato de que os dois últimos conclaves se encerraram justamente num dia como hoje, o segundo dia do conclave.
Bento XVI foi eleito chefe da Igreja Católica na votação que vai acontecer logo mais ao meio-dia e trinta, horário de Brasília. Já o Papa Francisco, no último conclave, doze anos atrás, foi eleito justamente na votação que vai se encerrar às duas horas da tarde deste segundo dia de conclave.
Expectativa grande, portanto, aqui na Praça de São Pedro para uma possível fumaça branca nas próximas horas. É intensa, cada vez mais intensa, a movimentação de turistas curiosos e fiéis católicos, claro, aqui na Praça de São Pedro