
Centrão propõe acordo para barrar cassação de Glauber Braga
Centrão propõe acordo para barrar cassação de Glauber Braga
Proposta teria partido de parlamentares do União Brasil e do PSD, siglas que possuem bancadas expressivas no Congresso Nacional


O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) ainda pode escapar da cassação, apesar de o Conselho de Ética da Câmara ter recomendado ao plenário a perda de seu mandato.
Na noite desta quinta-feira (10), lideranças do Centrão teriam proposto um acordo ao parlamentar. Segundo fontes ouvidas pelo jornalismo da Novabrasil, Braga precisaria divulgar uma carta pública e gravar um vídeo com um pedido formal de desculpas aos colegas deputados.
A proposta teria partido de parlamentares do União Brasil e do PSD, partidos que possuem bancadas expressivas no Congresso Nacional.
Durante a programação de jornalismo da Novabrasil desta sexta-feira (11), a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) afirmou que a sigla ainda busca uma saída política para o caso.
“Estamos estudando possibilidades jurídicas e buscando saídas políticas para resolver essa situação. Estamos conversando com diversas lideranças políticas na Câmara dos Deputados para que compreendam que o cenário é grave”, declarou.
Veja também:
A decisão final pode levar algum tempo. O deputado deve recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Caso o recurso seja rejeitado — o que é considerado provável —, o caso será levado ao plenário. Para que o mandato seja cassado, são necessários ao menos 257 votos favoráveis, maioria absoluta da Casa.
Após a recomendação do Conselho de Ética, Braga iniciou uma greve de fome e está acampado em uma das salas das comissões da Câmara. Ele afirma que permanecerá no local até a definição de seu futuro político.