BRASIL COM S – Miriti
BRASIL COM S – Miriti
Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o Miriti. Você sabe o que é o Miriti e a importância dele para o Brasil? O Miriti O Miriti é a fibra do Miritizeiro ou Buritizeiro, uma palmeira nativa da Amazônia (mais precisamente das áreas alagadiças). Da árvore, também são aproveitados o fruto, Buriti, … Continued
Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o Miriti. Você sabe o que é o Miriti e a importância dele para o Brasil?
O Miriti
O Miriti é a fibra do Miritizeiro ou Buritizeiro, uma palmeira nativa da Amazônia (mais precisamente das áreas alagadiças). Da árvore, também são aproveitados o fruto, Buriti, na alimentação (doces, compotas e licores); a palha, para a construção das cabanas; e a fibra das folhas, para a confecção de redes.
Com o Miriti – uma madeira bem levinha, conhecida como “isopor natural da Amazônia” – são confeccionados brinquedos artesanais, esculturas e adereços de decoração.
Esses objetos são muito vendidos na região Norte do Brasil, principalmente na época do Círio de Nazaré de Belém do Pará, maior festividade religiosa do país.
Mas, o Brinquedo de Miriti é uma tradição cultural e uma herança indígena de centenas de famílias da cidade de Abaetetuba, também no Pará, conhecida como a capital mundial do brinquedo de Miriti.
Pará, a capital mundial do brinquedo de Miriti
A tradição foi herdada por homens e mulheres que se revezam na confecção de artesanato durante o ano inteiro e fazem disso a sua fonte de sustento. São produzidos pelas mãos de artistas que utilizam entre outros instrumentos, faca, lixa, linha de pesca e cola quente, para esculpir e montar os brinquedos.
Além do Miriti ser um produto de alto valor agregado, sua utilização não agride o meio ambiente, pois ele é biodegradável. E também não é necessário derrubar a palmeira inteira para obter sua matéria-prima: cada braça é podada na medida em que a árvore vai crescendo.
Patrimônio Histórico Cultural Imaterial
O processo artesanal envolve a coleta da palmeira do miritizeiro, o corte, o entalhe, o lixamento, a celagem, e por fim, a pintura e montagem dos brinquedos. Este é considerado um processo sustentável de produção, tombado como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O encantamento pelos brinquedos e peças despertou o interesse de pessoas de outras regiões do Brasil e algumas peças são vendidas até para fora do país, em países como a França e a Alemanha.
As peças de Brinquedos de Miriti são pintadas com cores vivas, que representam bem a cultura do nosso país e a alegria do nosso povo. Os formatos mais comuns de encontrar são passarinhos, cobras, peixes, barcos e casas.
E você, já viu um deles por aí?
Leia também: