
Presidente da Turquia diz que país está pronto para mediar negociação de paz entre Rússia e Ucrânia
Presidente da Turquia diz que país está pronto para mediar negociação de paz entre Rússia e Ucrânia
Proposta acontece em meio a apelos internacionais por cessar-fogo mais longo


O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou, neste fim de semana, ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que seu país está pronto para sediar as negociações de paz sobre a guerra na Ucrânia.
“Estamos dispostos a facilitar o diálogo. A Turquia pode sediar essas conversas”, declarou Erdogan, segundo comunicado divulgado por Ancara. A ligação entre os dois líderes aconteceu em meio a novos apelos internacionais por um cessar-fogo duradouro.
Na sua primeira mensagem de domingo na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Leão XIV, recém-eleito, se dirigiu aos líderes mundiais e pediu “que não haja mais guerras“. O sucessor de Francisco ainda pediu “paz autêntica e duradoura” na Ucrânia, e ligou pessoalmente para o presidente ucraniano, Vlodymyr Zelensky.
Na conversa, Erdogan defendeu um cessar-fogo amplo como condição fundamental para início dessas negociações. E repetiu a mesma posição da Turquia em telefonema com o presidente francês, Emmanuel Macron.
A iniciativa da Turquia ocorre dias após Vladimir Putin sugerir um encontro presencialmente com Volodymyr Zelenskyy. A reunião, segundo o Kremlin, poderia acontecer em Istambul, já nesta quarta-feira, 15 de maio.
Pressão entre aliados
Enquanto isso, aumentam as pressões na Europa e entre os líderes do BRICS. No sábado, os chefes de governo de Alemanha, França, Reino Unido e Polônia pediram a Putin um cessar-fogo total de 30 dias. O apelo foi feito durante uma visita conjunta deles a Kiev, onde estiveram com Zelensky.
Os Estados Unidos também apoiam a trégua. O próprio Trump se reuniu com os dois líderes nas últimas semanas na tentativa de se chegar a um acordo, mas com concessão para exploração de minerais críticos em terras ucranianas.
Veja também:
Ao mesmo tempo, o Kremlin pede cautela. O governo russo, que propôs as últimas negociações, afirma que há “nuances” a discutir antes de qualquer acordo mais amplo.
Na sexta-feira, durante encontro virtual com líderes do BRICS, o presidente Lula também falou diretamente com Putin. Pediu que a Rússia estendesse o cessar-fogo de três dias, realizado durante as celebrações do Dia da Vitória na Rússia.
A diplomacia turca tem um histórico recente de mediação entre Moscou e Kiev. Ancara sediou, em 2022, um dos poucos encontros presenciais entre delegações dos dois países desde o início da guerra. Apesar disso, o confronto nunca se encerrou.