É difícil achar alguém, principalmente brasileiro, que não tenha ouvido falar dos Tribalistas. A pessoa pode não conhecer a fundo o trio Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, mas com certeza já escutou algumas de suas músicas que são consideradas verdadeiros hinos para a música popular brasileira.
Neste artigo, vamos falar sobre os Tribalistas, esse trio que marcou a história da música brasileira e segue tendo um espaço importante na cultura do País. Confira quem são os cantores que fazem parte do trio, as principais músicas e curiosidades sobre o grupo.

Quem são os Tribalistas?
Os Tribalistas foi um grupo formado por Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, importantes cantores da MPB. Apesar de já terem se cruzado profissionalmente diversas vezes, o trio se juntou em 2002 para lançar um disco.
Marisa Monte
Marisa de Azevedo Monte nasceu no Rio de Janeiro, no dia 1 de julho de 1967. Conhecida como Marisa Monte, a cantora é um dos maiores nomes da MPB, atuando como intérprete, compositora e também produtora musical.
Nesse contexto, como produtora, ela trabalhou nos discos Omelete Man (1998), de Carlinhos Brown, Tudo Azul (2000), da Velha Guarda da Portela e Argemiro Patrocínio (2002), de Argemiro Patrocínio.
Filha do músico Carlos Monte, que faz parte da diretoria cultural de samba da escola Portela, desde criança Marisa frequentava a quadra e estava envolvida no universo da música.

Carlinhos Brown
Antônio Carlos Santos de Freitas, conhecido pelo nome artístico de Carlinhos Brown, é um músico, cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, produtor e artista visual. Nascido em Salvador, no dia 23 de novembro de 1962, Brown é considerado um ícone da música brasileira e afro-baiana, além de ser reconhecido internacionalmente.
Uma curiosidade sobre Carlinhos Brown é que a escolha do seu nome artístico foi inspirada no cantor norte-americano James Brown. Apesar de ter feito parte de algumas bandas, desde 1996, o cantor decidiu seguir carreira solo. Ao longo da sua trajetória da música, Brown coleciona sucessos.

Arnaldo Antunes
Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho, ou simplesmente Arnaldo Antunes, nasceu em 2 de setembro de 1960, em São Paulo. Além de músico, ele é poeta, cantor, compositor e artista visual brasileiro.
Ele ficou bastante conhecido por sua participação como integrante do grupo de rock Titãs. Ao longo da sua carreira, em suas principais áreas de atuação artística, Arnaldo Antunes mistura a música, a poesia e a arte visual, demonstrando a influência de sub-gêneros modernistas ou pós-modernistas.

A origem dos Tribalistas
Como mencionamos, Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown já tinham feito algumas parcerias na música e mantinham uma amizade fora dos palcos. Porém, mesmo a junção dos 3 não ser uma grande surpresa para as pessoas, pode-se afirmar que o trio superou as expectativas.
Tudo começou quando Marisa Monte foi gravar uma participação no disco que Arnaldo Antunes estava fazendo, produzido por Brown. O grupo ficou junto por uma semana e resolveu fazer algumas músicas, apesar da ideia inicial não ser gravar um disco juntos.
Quando o grupo saiu da Bahia, já tinham um repertório que podia ser gravado pelos três em conjunto. E então, depois de se reunir algumas vezes, eles decidiram lançar um CD com um DVD.
Portanto, em 2002, os cantores que já eram vistos como grandes nomes da MPB, se juntaram para lançar um disco pela gravadora EMI. O CD e o DVD foram compostos e produzidos em conjunto pelo trio dentro de um estúdio no Rio de Janeiro e contou com uma ampla divulgação da imprensa em seu lançamento.
O álbum foi gravado secretamente durante dois dias de ensaio e treze dias de gravação. O resultado foi um disco quase acústico, de arranjos econômicos, percussões esparsas e ênfase em pianos e violões. Seu DVD apresenta a gravação das treze faixas do álbum e diálogos do trio no estúdio.
Comercialmente, o álbum foi um grande sucesso , vendendo mais de 3 milhões e 500 mil cópias mundialmente e mais de 2 milhões delas apenas no Brasil. Aclamado pela crítica, o álbum recebeu indicações em prêmios importantes. Em 2003, os Tribalistas ganharam o reconhecimento internacional concorrendo e vencendo na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro do Grammy Latino.
A verdade era que em 2002, não havia uma rádio, um carro ou uma casa que não tocasse as músicas do trio. Já Sei Namorar e Velha Infância estão entre os sucessos desse álbum.
4 curiosidades sobre os Tribalistas
Confira, abaixo, quais são elas:
1. Nome do grupo
O nome do grupo veio de uma música composta pelo trio e que recebeu o título de Tribalistas. O nome está relacionado a “tri”, que remete a três integrantes e tribo.
Confira, a seguir, um trecho dessa música, que faz menção aos nomes que estão no trio.
“Tríade, trinômio, trindade, trímero, triângulo, trio
Trinca, três, terno, triplo, tríplice, tripé, tribo
Os tribalistas já não querem ter razão
Não querem ter certeza
Não querem ter juízo nem religião
Os tribalistas já não entram em questão
Não entram em doutrina, em fofoca ou discussão
Chegou o tribalismo no pilar da construção
Pé em Deus e Fé na Taba
Pé em Deus e Fé na Taba
Um dia já fui chimpanzé
Agora eu ando só com o pé
Dois homens e uma mulher
Arnaldo, Carlinhos e Zé”
2. Apresentações em público
Desde o lançamento do primeiro álbum, até o segundo, eles se apresentaram juntos poucas vezes:
● Grammy Latino;
● DVD “Ao Vivo no Estúdio”, de Marisa Monte;
● Sarau do Brown;
● Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres.
3. Segundo álbum
Após 15 anos, os Tribalistas anunciaram seu segundo álbum, que foi lançado em 25 de agosto de 2017. O disco vendeu mais de 50 mil cópias nos primeiros dias, além de somar centenas de milhões de visualizações através dos serviços de streaming.
4. Turnê
No ano seguinte ao lançamento do segundo álbum, o trio saiu em sua primeira grande turnê, a “Tribalistas Tour”. Ela ganhou destaque, pois se tornou a maior turnê nacional em faturamento na época.
Principais músicas dos Tribalistas
Agora que já falamos sobre a história e a importância desse grupo, é hora de falar sobre as grandes canções compostas e gravadas por eles. As músicas dos Tribalistas seguem sendo hinos da MPB e passam de geração para geração.
Veja, a seguir, trechos de algumas das principais músicas do grupo.
Velha Infância
“Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito
Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo é o meu amor
E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
Da gente brincar
Da nossa velha infância”
Já Sei Namorar
“Já sei namorar
Já sei beijar de língua
Agora só me resta sonhar
Já sei aonde ir
Já sei onde ficar
Agora só me falta sair
Não tenho paciência pra televisão
Eu não sou audiência para a solidão
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo e
Todo mundo me quer bem
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo e
Todo mundo é meu também”
É Você
“É você
Só você
Que na vida vai comigo agora
Nós dois na floresta e no salão
Nada mais
Deita no meu peito e me devora
Na vida só resta seguir
Um risco, um passo, um gesto rio afora
É você
Só você
Que invadiu o centro do espelho
Nós dois na biblioteca e no saguão
Ninguém mais
Deita no meu leito e se demora
Na vida só resta seguir
Um risco, um passo, um gesto rio afora
Na vida só resta seguir
Um ritmo, um pacto e o resto rio afora
Carnavália
“Vem pra minha aula que hoje a nossa escola
Vai desfilar
Vem fazer história que hoje é dia de glória
Neste lugar
Vem comemorar, escandalizar ninguém
Vem me namorar vou te namorar também
Vamos pra avenida, desfilar a vida, carnavalizar
Na Portela tem, Mocidade, Imperatriz
No Império tem, uma Vila tão feliz
Beija Flor, vem ver, a porta-bandeira
Na Mangueira tem morena da Tradição
Sinto a batucada se aproximar
Estou ensaiado para te tocar
Repique tocou, o surdo escutou
E o meu corasamborim (tamborim)
Cuíca gemeu
Será que era eu
Quando ela passou por mim
Lá lá lá…”
Para acompanhar e ter acesso a músicas e mais conteúdos sobre os Tribalistas e outros importantes artistas da música brasileira, clique aqui. A Novabrasil FM separa as melhores informações para você ouvinte.