Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

#2 ForasDeSérie | TIM MAIA: os 9 maiores sucessos de Tim Maia

F.Content
12:00 28.11.2022
Brasilidade

#2 ForasDeSérie | TIM MAIA: os 9 maiores sucessos de Tim Maia

Tim Maia ficou marcado por sua personalidade irreverente e uma voz incomparável. É bem difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido algum dos sucessos de Tim Maia. O seu jeito próprio de cantar e se comportar o tornou um dos maiores e também um dos mais polêmicos cantores da música brasileira de todos os tempos. … Continued

F.Content - 28.11.2022 - 12:00
#2 ForasDeSérie | TIM MAIA: os 9 maiores sucessos de Tim Maia
Tim Maia no Foras de Série. | Foto: Produção interna.

Tim Maia ficou marcado por sua personalidade irreverente e uma voz incomparável. É bem difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido algum dos sucessos de Tim Maia. O seu jeito próprio de cantar e se comportar o tornou um dos maiores e também um dos mais polêmicos cantores da música brasileira de todos os tempos.

O famoso cantor ficou conhecido, sobretudo, por trazer o soul e funk afro-americanos para a Jovem Guarda brasileira. Tim Maia ganhou até livro, além de um filme, uma minissérie e uma estátua na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O filho de Tim, Carmelo Maia, e minha irmã de Tim, Anna Maria Maia com a estátua de Tim, na Barra da Tijuca
O filho de Tim, Carmelo Maia, e minha irmã de Tim, Anna Maria Maia com a estátua de Tim, na Barra da Tijuca | Foto: timmaia.com.br.

Durante sua carreira, o cantor lançou 29 álbuns de estúdio e 3 álbuns ao vivo. Também lançou uma diversidade de EPs e vários compilados musicais. Uma grande obra.

Nascido em uma família pobre da Tijuca, zona norte do Rio, começou com música infantil, tocando com amigos em uma igreja perto de casa. Começou pela bateria, instrumento do qual nunca abriria mão na carreira. Com o tempo, ele também se tornou um bom guitarrista e junto com Lulu Santos se tornou um dos maiores criadores brasileiros de sucessos bem produzidos e melódicos com o instrumento.

Tim morou nos Estados Unidos e levou uma vida com momentos de abusos de álcool e drogas. Além das músicas Tim Maia, a melhor maneira de conhecer Tim é o best-seller de 2007 Vale Tudo: o Som e a Fúria de Tim Maia, de Nelson Motta.

Ele é Sebastião Rodrigues Maia, conhecido do público apenas como Tim Maia, nasceu em 28 de setembro de 1948 no Rio de Janeiro. Um menino de infância humilde, era o caçula de 18  irmãos e, para ajudar financeiramente em casa, entregava marmitas.

Criança prodígio, aos oito anos, o pequeno Sebastião começou a compor e cantar no coral da igreja. Aos 12 anos, ele recebeu um violão de seu pai. Aos quatorze, Tim começou seu primeiro grupo chamado Os Tijucanos do Ritmo. Nos anos 50, ouvia muito Elvis Presley, Angela Maria, Little Richard e Cauby Peixoto

O menino integrava o trio Os Sputniks, lançado em 1957 por Roberto e Erasmo Carlos. Os três se encontraram no Divino Bar, ponto de encontro da boemia da Tijuca, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. 

Depois de seis anos nos EUA, influenciado pela soul music, o cantor definiu seu estilo e voltou com a ideia de ser rejeitado pela Jovem Guarda. Como resultado, ele só conseguiu gravar seu primeiro álbum solo em 1970. É cheio de surpresas, incluindo sucessos como Azul da cor do mar e Primavera

Seguiram-se muitos outros: Festa de S. Reis, Não quero dinheiro (só quero amor), Você, Réu Confesso, Eu Amo Você e a Sossego, só para citar alguns. Soul e funk com um toque brasileiro passaram por mais sucessos dos anos 80 como O Descobridor dos Sete Mares e Do Leme ao Pontal. Às vezes, a voz retumbante de Tim serve músicas mais doces como Me Dê Motivo, Leva e Um dia de Domingo. Com seu senso de humor atemporal e consciência crítica, ele definiria mais tarde sua fórmula inatacável. 

“Metade das minhas músicas são aquecedores nas axilas e metade das minhas músicas são meias-calças.”

Seu primeiro disco foi um compacto simples gravado em 1968, que incluía as músicas Sentimento e Meu País. Um ano depois, lançou duas músicas próprias em inglês (gravadas com Elis Regina) e What you want to bet.

Em 1970, lançou seu primeiro LP, intitulado Tim Maia, composto pela Polydor. Os sucessos do álbum são Primavera e Azul da Cor do Mar.

Em 1959, após a morte de seu pai, Tim decidiu estudar inglês e imigrou para os Estados Unidos, onde morou até 1963. Lá, o cantor conheceu o país, estudou soul music e se tornou o vocalista do The Ideals.

Em solo norte-americano, ele foi preso por posse de maconha – e pequenos furtos. Ele ficou preso por vários meses antes de ser deportado para o Brasil. Além de sua prisão nos Estados Unidos, Tim Maia também foi preso no Rio de Janeiro por tentativa de roubo.

Podemos dizer que Tim gostava dos excessos. Suas famosas palavras são: “Não bebo, não fumo, não cheiro, só minto um pouco”.

Durante sua vida, ele experimentou muitas recaídas e inúmeras vezes ele não participou de compromissos profissionais, como shows e entrevistas.

Na década de 70, Tim ingressou na seita Cultura Racional a convite de seu líder, o meio de comunicação Manoel Jacintho Coelho. Ele permaneceu no grupo por cerca de um ano, período em que ficou longe das drogas.

Algumas obras foram feitas sob a influência da fé, sendo ambos os registros místicos Tim Maia Racional Volume 1 (1975) e Tim Maia Racional Volume 2 (1976) desse período. Pouco depois de lançar o álbum, o cantor deixou a seita e tirou o disco do mercado.

Tim Maia na era ‘Racional’ 9década de 70
Tim Maia na era ‘Racional’ (década de 70). | Foto: timmaia.com.br.

O sucesso de Tim Maia não veio rapidamente – foram necessários anos de tentativa e erro antes que ele finalmente se tornasse famoso. A dedicação final veio em 1970, seu primeiro LP. Depois disso, Tim se firmou como o pai da soul music brasileira e se tornou um dos maiores nomes da MPB.

Além de seus super vocais, Tim Maia também é conhecido por seu talento tenso – o que lhe causou muitos problemas, embora tenha se tornado uma de suas marcas registradas. Assistir a um de seus shows era uma grande expectativa, afinal, ninguém sabia se ele iria aparecer.

Tim morreu em 1998, aos 55 anos, depois de adoecer durante uma apresentação em Niterói. Em 8 de março de 1998, Tim Maia sentiu náuseas durante a gravação de um espetáculo no Teatro Municipal de Niterói. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Universitário Antônio Pedro, onde permaneceu internado. Uma semana depois, em 15 de março, ele morreu de uma infecção sistêmica. 

Quem não conhece pelo menos uma música de Tim Maia (1942-1998)? O cantor, maestro, produtor musical, instrumentista e compositor lançou cerca de 30 álbuns ao longo de seus 55 anos de vida.

Um dos maiores nomes da soul music brasileira, Tim Maia se envolveu nos gêneros rap, pop e funk e deixou uma grande marca na música pop do nosso país.

Você já pode imaginar o tamanho da lista de grandes sucessos de Tim Maia? Continue aqui para conhecer ou relembrar algumas das melhores músicas do cantor.

São tantos hits que fica difícil escolher. Mesmo assim, decidimos assumir a difícil tarefa, e aqui listamos 9 das melhores músicas de Tim Maia. vamos ver? 

Prepare-se, porque o Síndico chegou!

O Descobridor Dos Sete Mares

Algumas pessoas conhecem essa música na voz de Lulu Santos, mas a versão original foi lançada como single por Tim Maia, em 1983.

O Descobridor Dos Sete Mares foi escrito por Michel e Gilson Mendonça como continuação da outra música de Tim sobre a praia, Do Leme Ao Pontal. A música foi um sucesso dos anos oitenta e foi o título do LP da PolyGram lançado em 1983.

“Pois bem, cheguei

Quero ficar bem à vontade

Na verdade eu sou assim

Descobridor dos sete mares

Navegar eu quero”

Com uma pegada pop e dançante, O Descobridor dos Sete Mares fala de um sujeito aventureiro que quer descobrir o mundo – assim como Tim Maia, que fez as malas rumo aos Estados Unidos se aventurando numa experiência completamente nova.

https://www.youtube.com/watch?v=7yopGVk_EXM

Ela Partiu

Os fãs do Tim Maia já disseram: Se você vai sofrer, faça. Ela Partiu é uma das músicas do cantor sobre o fim de um relacionamento, mostrando que ele sabia o que era a sofrência muito antes do sertanejo universitário aparecer.

Um Dia de Domingo

Tim Maia não tem muitas colaborações com outros cantores, mas para nossa alegria, resolveu apostar em um cantor que funciona bem. Um Dia de Domingo foi gravado por Tim e Gal Costa para o vigésimo álbum do cantor, Bem Bom, a partir de 1985.

Não Quero Dinheiro

Impossível não lembrar dessa música quando falamos de Tim Maia. Lançado em 1971, Não Quero Dinheiro tem presença obrigatória nas listas de sucesso de qualquer cantor. A música foi criada por Tim e exemplifica bem seu modo de vida, mais apaixonadamente do que racional.

https://www.youtube.com/watch?v=FmMleq61iJ4

Você

Você é a música de Tim quando ele não era cantor. Esta música é obra dele, gravada por Eduardo Araújo em 1968.

Depois de iniciar sua carreira solo como cantor, Tim Maia também gravou a música e a lançou como parte de seu segundo álbum de estúdio em 1971.

Primavera

Primavera foi lançado em vinil compacto em 1969 com a música Jurema. A música também fez parte do primeiro álbum de Tim Maia, lançado em 1970, e rapidamente se tornou um sucesso. Afinal, quem mais consegue cantar as quatro estações com tanta emoção?

https://www.youtube.com/watch?v=BmZlpZo8xGs

Azul da Cor do Mar

A música é um testemunho da criatividade de Tim Maia como compositor: em 1969, ele morava no apartamento de um amigo e um dia ficou sozinho.

Sem nada para fazer, ele admira o pôster azul pregado na parede, de onde vem a letra de Azul da Cor do Mar. Você é criativo assim?

Uma das primeiras músicas do artista, Azul da cor do mar, foi incluída no primeiro LP de Tim.

“Mas quem sofre sempre tem que procurar

Pelo menos vir achar razão para viver

Ver na vida algum motivo pra sonhar

Ter um sonho todo azul

Azul da cor do mar”

O trabalho fez tanto sucesso que ficou nas paradas cariocas por 24 semanas. A música propõe uma reflexão sobre a vida e o destino humano, e sugere que devemos sempre manter a esperança apesar de todas as circunstâncias adversas que enfrentamos.

Me dê motivo

A parceria que deu origem à música Me dê motivo foi fruto dos talentos de Paulo Massadas e Michael Sullivan. O LP O Descobridor dos Sete Mares lançado em 1980 foi dublado pelo mestre Tim Maia.

“Me dê motivo pra ir embora

Estou vendo a hora de te perder

Me dê motivo, vai ser agora

Estou indo embora, o que fazer?”

 A letra fala sobre um casal e o fim de um relacionamento do ponto de vista de um homem. Frustrado, mas ao mesmo tempo querendo encontrar um caminho melhor, ele decidiu ir embora.

Gostava Tanto de Você

Lançada em 1973, a música foi um dos maiores sucessos da carreira de Tim e foi incluída no LP Tim Maia.

“Não sei por que você se foi

Quantas saudades eu senti

E de tristezas vou viver

E aquele adeus não pude dar”

A música conta a história de uma mulher amada sendo abandonada, partindo sem dar nenhum motivo ou satisfação, deixando o sujeito em profunda solidão. Sem saber o que fazer, reconhece o amor que lhe deu e lamenta o fim abrupto e inexplicável do relacionamento.

Sem dúvida, uma das músicas mais famosas de Tim. Muitos acreditavam que a música era sobre a morte de alguém, e havia até rumores de que a música era sobre a filha do compositor Edson Trindade. No entanto, esta teoria foi posteriormente refutada.

Essa é a segunda matéria do FORAS DE SÉRIE especial Tim Maia, para você ler em temporadas. Se ainda não leu a primeira, clique aqui. Amanhã,12h, você confere a história da música ‘Ela Partiu’.

Tags relacionadas

artistas marcantes da mpb artistas mpb brasilidade cantoras mpb cantores mpb Especiais fora de série fora de série mpb grandes sucessos de tim maia musicas tim maia sucessos de tim maia Tim Maia
< Notícia Anterior

Seleção Brasileira: Saiba mais sobre os convocados de 2022

28.11.2022 10:30
Seleção Brasileira: Saiba mais sobre os convocados de 2022
Próxima Notícia >

Família MPB: Artistas que são parentes e você não sabia

28.11.2022 14:00
Família MPB: Artistas que são parentes e você não sabia
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business