Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

#3 ForasDeSérie | O RAPPA: Marcelo Falcão após O Rappa

F.Content
12:00 30.01.2023
Brasilidade

#3 ForasDeSérie | O RAPPA: Marcelo Falcão após O Rappa

Marcelo Falcão fez sucesso como líder do grupo O Rappa, mas depois de 25 anos dividindo palco, a parceria chegou ao fim. Agora em carreira solo, Falcão acumula sucessos e trilha uma trajetória só sua no cenário musical brasileiro. A seguir, relembre como O Rappa chegou ao fim, o início da carreira solo de Falcão … Continued

F.Content - 30.01.2023 - 12:00
#3 ForasDeSérie | O RAPPA: Marcelo Falcão após O Rappa
Foras de Série: O Rappa. | Foto: Produção interna.

Marcelo Falcão fez sucesso como líder do grupo O Rappa, mas depois de 25 anos dividindo palco, a parceria chegou ao fim. Agora em carreira solo, Falcão acumula sucessos e trilha uma trajetória só sua no cenário musical brasileiro.

A seguir, relembre como O Rappa chegou ao fim, o início da carreira solo de Falcão e os principais sucessos do artista!

Carreira solo de Marcelo Falcão após O Rappa
Carreira solo de Marcelo Falcão após O Rappa. | Foto: Instagram.

Como O Rappa chegou ao fim?

Assim como em um relacionamento longo e conturbado, O Rappa não viveu apenas um término.

A primeira vez foi em 2001, quando o baterista Marcelo Yuka deixou a banda. O grupo estava no seu auge, um ano antes disso, eles haviam ganhado o prêmio de melhor clipe do ano da MTV com o videoclipe da música Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero), que protestava contra a exclusão das minorias e a violência nas periferias das grandes metrópoles brasileiras.

Na segunda vez, o grupo estremeceu por desentendimentos com o cantor Marcelo Falcão, que costumava se atrasar para os shows.

Em uma entrevista à Folha de S. Paulo, após a última separação do grupo em 2018, o guitarrista Xandão chegou a falar sobre a fama de atrasado do grupo: “O Rappa é famoso, há muitos anos, por atrasar. Eu sou uma pessoa que fica doente com atraso, acho que é desrespeito”.

Agora, em 2018, o fim foi definitivo. Falcão resolveu seguir carreira solo e O Rappa chegou ao fim.

Além do desejo do vocalista de seguir sozinho, os próprios integrantes do grupo contaram após a separação que o principal motivo foram as desavenças que desgastaram a banda durante os 25 anos juntos.

Mas, segundo Falcão, apesar dos desgastes, não tiveram brigas e desrespeito, o fim foi natural e pacífico.

Em abril de 2018, no Rio de Janeiro, a banda se apresentou pela última vez e fez uma legião de fãs ir dormir mais triste naquele dia.

Como começou a carreira solo de Marcelo Falcão?

Ainda em abril, antes do último show da banda, Falcão anunciou que seguiria carreira solo.

Veja o anúncio:

Sobre sua saída, Falcão sempre deixou claro seu sentimento de gratidão pelo tempo com O Rappa, mas afirmou que precisava explorar esse seu lado sozinho, “outras versões de si mesmo”, como afirmou em seu mini documentário.

Eu sou fã do Rappa. Faço parte de uma das maiores bandas do mundo e subir ao palco para mim é muito sagrado. O respeito que o Rappa me deu nenhuma grana paga. As pessoas têm respeito por mim, posso andar para frente, para trás, de costas e as pessoas vão me respeitar. E isso eu conquistei no Rappa.

Falcão, sobre seu tempo com a banda

Em 2019, o artista lançou seu primeiro álbum solo e fez sua primeira turnê sozinho. No disco Viver, Falcão explora seu lado mais soft com músicas que fogem do tema político, que era característica do grupo antigo, e falam muito sobre vida, paz e fé.

Em entrevista ao Correio, ele contou que já juntava músicas há 18 anos e falou um pouco sobre como montou seu primeiro álbum:

Estou juntando músicas há 18 anos. Mas, o disco mesmo, vem de dois anos para cá. Estou namorando ele porque fiz 600 arquivos musicais, entre músicas praticamente prontas, com uma roupagem minha, meu jeito de ser; e outras pela metade. Filtrei esses 600 arquivos, chegando a 80. Chamei para parceria de produção Felipe Rodarte, que toma conta da Toca do Bandido com Constança Scofield. Chegamos a 13 músicas.

Principais músicas solo do cantor Marcelo Falcão

Durante sua carreira solo, Falcão lançou várias músicas de muito prestígio. A seguir, separamos as principais que você precisa conhecer:

Viver

Música tema de seu primeiro álbum solo, Viver fala sobre viver a vida, mesmo com os obstáculos encontrados no caminho. A música exala Reggae e energia good vibes.

A canção já soma mais de 16 milhões de visualizações no Youtube e contando.

Hoje Eu Decidi

Em Hoje Eu Decidi Falcão segue uma linha bastante parecida, mas traz uma pitada de crítica social.

Na letra, uma das frases de Marcelo Falcão é a seguinte: “Hoje eu decidi, que vou colocar tudo de ruim pra fora. O mundo oprimindo, trabalhadores, sempre fogo e pólvora. Quem tentar consertar inventando histórias, as coisas só pioram…”.

Sexta-Feira

Ao lado de Cynthia Luz, Marcelo Falcão fez sucesso com Sexta-feira, que já soma mais de 3 milhões de visualizações no Youtube.

Como o nome sugere, a música é alegre, leve, gostosa de ouvir e dá vontade de viver. É a cara da sexta-feira.

Louco Pra Voltar

Autoria de Filipe Ret, Louco Pra Voltar é um reggae que fala de amor e estar apaixonado.

Quando iniciou a carreira solo, Falcão falou sobre como queria trazer mais esse sentimento para suas músicas, Louco Pra Voltar exemplifica muito bem o desejo.

Apesar de não descartar uma possível reunião da banda, Falcão parece muito bem vivendo sua nova fase solo. O artista está investindo em sua carreira e teve, inclusive, seu curta/videoclipe Céu Aberto, recém-lançado com o Hungria, indicado ao 3º Festival Internacional de Videoclipes de Los Angeles.

Gostou de saber mais sobre o fim da banda O Rappa, o início da carreira solo de Marcelo Falcão e ainda conhecer os principais sucessos do artista? Então continue acompanhando o Foras de Série especial O Rappa.

Tags relacionadas

artistas marcantes da mpb artistas mpb brasilidade cantor marcelo falcão cantoras mpb cantores mpb Especiais fora de série fora de série mpb frases de marcelo falcão marcelo falcão o rappa
< Notícia Anterior

Dia da Saudade: 17 músicas sobre saudade da MPB

30.01.2023 09:30
Dia da Saudade: 17 músicas sobre saudade da MPB
Próxima Notícia >

A história de Ave Maria no Morro e Atiraste Uma Pedra, de Herivelto Martins

30.01.2023 14:00
A história de Ave Maria no Morro e Atiraste Uma Pedra, de Herivelto Martins
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business