A Novabrasil, nos últimos anos, vem se dedicando a compartilhar com o público o melhor da música brasileira. Desde os clássicos da MPB ao rock nacional, a rádio possui uma programação única, que permite que o povo brasileiro consuma o que há de melhor em sua música, além de apresentar novos artistas. O objetivo é manter o legado da MPB vivo entre todos os ouvintes! 

A Novabrasil oferece uma experiência única para o seu público, por meio do Festival Novabrasil – o maior festival de MPB do país. O evento tem por objetivo fortalecer a relação da rádio com seus ouvintes, além de proporcionar momentos únicos. Nas últimas edições, o festival convidou grandes nomes da música para se apresentar durante alguns dias. Nando Reis, Gilberto Gil, Natiruts, Melim e Os Paralamas do Sucesso já passaram por nosso palco.

Gilberto Gil foi uma das grandes atrações da última edição do Festival Novabrasil, em 2019
Gilberto Gil foi uma das grandes atrações da última edição do Festival Novabrasil, em 2019. | Foto: Reprodução.

E agora, após dois anos de pandemia e a impossibilidade de eventos de grande porte, o Festival Novabrasil irá retornar da melhor forma possível! Dito isso, te contamos como foram as últimas edições do nosso festival e te damos alguns spoilers do que vem pela frente. 

O que é o Festival Novabrasil?

Antes de saber mais sobre as edições passadas do Festival Novabrasil, nós te perguntamos: você sabe o que é o Festival Novabrasil? Esse é um festival de música criado em 2010, com o objetivo de comemorar os 10 anos de rádio da Novabrasil. Na época, o intuito era realizar um evento que permitisse que os ouvintes tivessem uma experiência mais vívida da rádio. Sendo assim, o primeiro line up era composto de artistas que, na época, estavam em alta e eram destaques na programação. 

As edições seguintes foram uma forma de comemorar os aniversários da rádio, mas mais que isso, uma maneira de estreitar a relação com o ouvinte. Além disso, todos os anos esse festival se renova, ganhando uma nova cara, um novo objetivo, entre outros pontos. Em suas 10 edições, o festival já recebeu mais de 100 mil pessoas, em diversos espaços de São Paulo. 

Outro ponto fundamental sobre o Festival Novabrasil é que ele não promove artistas, mas sim a música brasileira. A ideia é sempre promover um line up diverso, que atenda a todas as particularidades de nossa música.

Últimas edições

Agora que já sabe o que é o Festival Novabrasil, está na hora de conferir um pouco sobre as edições passadas e se preparar para o que vem em 2022! O FNB22!

2010

Antes de mais nada, devemos relembrar a primeira edição do Festival Novabrasil. Na época, o evento foi um grande sucesso, pois uniu 4 grandes nomes da música brasileira em um único line up: Maria Rita, Nando Reis, Zeca Baleiro e Jorge Ben Jor. Os quatro, na época, eram presença garantida na programação da rádio e estavam entre os favoritos do público. 

O evento ocorreu no Sambódromo Anhembi, no dia 28 de setembro de 2010. A primeira edição contou com um grande público, cerca de 30 mil pessoas, e devido a essa excelente recepção do público, os organizadores decidiram manter o Festival nos anos seguintes. 

2016

Já o 7º Festival Novabrasil, no ano de 2016, marcou grandes mudanças para o evento. Isso porque nessa edição, os organizadores mudaram sua identidade visual, apostaram em uma nova ideia e, além das atrações musicais, criaram outros tipos de atrações para o público, garantindo uma experiência semelhante à de grandes festivais.

Além disso, o line up contou com grandes nomes da música brasileira e que na época estavam se destacando, como Tiago Iorc, Luiza Possi, Zizi Possi e Leo Jaime.  

O evento dessa vez ocorreu no Espaço das Américas e na época lotou a casa de shows, que possui capacidade para mais de 8 mil pessoas. A frente do Festival estava Thiago Abravanel, considerado até então um dos melhores mestres de cerimônia do Festival Novabrasil.

2017

Assim como a edição de 2016, a de 2017 foi um grande sucesso e reuniu os nomes mais bombados da música brasileira. Os destaques foram Nando Reis, Vanessa da Mata, Alceu Valença, Frejat e Jorge Vercillo, além de outros convidados e algumas surpresas ao longo das apresentações. Além disso, a oitava edição foi marcada por ocorrer em uma nova casa, no Allianz Parque.  

Cada um dos músicos cantou suas músicas mais famosas, que na época estavam em alta em nossa programação. Clássicos como Anunciação, Tropicana, All Star, Marvin, Puro Êxtase, Pro Dia Nascer Feliz, Talismã sem Par, Homem Aranha e Caixinha de Música foram tocados no palco montado em pleno o estádio.

2018

A nona edição do Festival Novabrasil uniu a nova e a velha geração da música brasileira de uma forma que só a Novabrasil consegue fazer. A edição contou com artistas como AnaVitória, Jota Quest, Raimundo Fagner, Titãs e Zélia Duncan, todos reunidos no Allianz Parque. O evento ocorreu no dia 27 de outubro de 2017, com mais de 10 mil pessoas reunidas em um único dia. 

Assim como ocorreu nos anos anteriores, o evento ganhou novas atrações internas, tornando o dia do público ainda mais agradável. Além disso, diversas surpresas ocorreram durante as apresentações.

2019

A última edição do Festival Novabrasil ocorreu em 2019, antes da pandemia de Covid-19. O evento foi marcado por grandes nomes da música, como Os Paralamas do Sucesso, Melim, Adriana Calcanhotto, Natiruts, Gilberto Gil e Seu Jorge. Além disso, o evento contou com alguns shows virtuais, com artistas como Rubel e Diogo Nogueira. 

A edição de 2019 contou com um público de 12 mil pessoas, com o evento sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo no Allianz Parque. A 10ª edição também marcou mudanças na rádio e as preparações para a comemoração dos 20 anos de rádio em 2020. Infelizmente, entretanto, as comemorações foram adiadas devido a pandemia.

2022

Agora com o retorno pós pandemia, a Novabrasil está preparada para realizar a 11ª edição de seu festival, que irá comemorar os 20, 21 e 22 anos de rádio em apenas um evento. O FNB22 promete ser uma das maiores, com grandes atrações da música brasileira, unindo mais uma vez artistas de diversas gerações. Além disso, é possível aguardar algumas novidades para a identidade visual do evento e para as atrações internas.  

O Festival Novabrasil será realizado nos dias 15 e 16 de outubro, no Sambódromo do Anhembi, com o lema “Chega de Saudade”. Aguardamos todos os ouvintes da Novabrasil, que une o melhor da música brasileira em sua programação! Quer saber mais sobre o FNB22? Clique aqui!