Sabe aquela música que você sempre quis saber como foi feita? Desde a letra até seu processo criativo por inteiro? O ‘DESVENDANDO FAIXAS’ vai te contar! Hoje, analisaremos faixa por faixa do álbum Expresso 2222 de Gilberto Gil com a ajuda de Lívia Nolla desvendando faixas como: “Ele e eu” e “Expresso 222”.

O álbum completa 50 anos agora em 2022. Durante o tempo em que o cantor viveu no exilio em Londres, por conta da ditadura militar, o mestre bebeu muito da fonte estrangeira de Beatles a Bob Marley. E tudo isso se reflete no álbum lançado em seu retorno, onde Gil mescla o regional com a sonoridade estrangeira.

Expresso 2222 – Gilberto Gil

A faixa titulo do álbum composta por Gil ainda no exilio se da em homenagem a um trem que ele pegava para sair de Ituaçu no interior da Bahia, onde ele morava na sua infância, que tinha como destino Salvador. Nela ele canta do futuro para depois do ano 2000.

Back in Bahia – Gilberto Gil

Poesia pura e genial, digna de Gilberto Gil. Na canção ele fala da saudade que sente da sua terra nos tempos em que vive no exilio em Londres, saudade do calor e da cor.

Ele e eu – Gilberto Gil

Também composta no seu exilio. “Ele” no caso era Caetano Veloso, seu parceiro na arte e na vida. A canção é um dialogo dos aspectos coincidentes e contraditórios das personalidades desses dois grandes amigos.

Veja o vídeo onde Lívia Nolla faz o resumo do Podcast:

E ouça o podcast completo: