2022 é um ano eleitoral no Brasil e, a cada dia, estamos nos aproximando mais do momento em que vamos às urnas exercer o nosso papel como cidadãos e cidadãs de uma sociedade democrática.

No próximo dia 02 de outubro, acontecem as eleições gerais no Brasil, ou seja, daremos o nosso voto para os cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente da República (nas eleições municipais, que aconteceram em 2020, votamos para Prefeito e Vereador).

O segundo turno acontece no dia 30 de outubro, apenas para os cargos de Presidente e Governador, se for necessário. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa obter a obtida maioria absoluta dos votos válidos, ou seja: mais da metade (50% mais um) dos votos, excluídos os votos em branco e os votos nulos.

Agora uma pergunta importante: você sabe qual o papel e quais as funções atribuídas a cada um desses atores públicos – para os quais vamos votar em outubro – na nossa sociedade? Se você não sabia até este momento, agora é a hora! Nós, aqui da Novabrasil, preparamos um detalhamento das funções exercidas por cada um deles e vamos apresentar em forma de glossário aqui para vocês ao longo das próximas semanas.

É muito importante que a gente tenha consciência disso, primeiro para exercer o nosso voto com responsabilidade e, depois, para poder cobrar que os sujeitos eleitos cumpram o seu dever ao assumir o cargo público. Nós, como cidadãos, temos o direito – e o dever – de cobrar e fiscalizar quem elegemos para nos governar.

De acordo com a Constituição Federal, o voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo  para as pessoas com mais de 70 anos e para os jovens com 16 e 17 anos (Jovem, já tirou o seu título? Você tem apenas até dia 4 de maio, clique aqui para saber como fazer).

O sistema eleitoral brasileiro, pautado no voto em urna eletrônica, é um dos mais confiáveis, transparentes e seguros do mundo inteiro. Caso queira entender mais sobre a eficiência do voto eletrônico, clique aqui.

A votação será realizada em todas as cidades do país, e as brasileiras e os brasileiros que vivem no exterior também têm obrigação de votar para Presidente.

Na próxima semana, iniciaremos o nosso glossário com uma descrição do cargo, do papel e das funções de Deputado Federal e Deputado Estadual. Acompanhe!

Fonte: https://www.tse.jus.br