10 comidas típicas do Natal que não podem faltar na ceia do brasileiro
10 comidas típicas do Natal que não podem faltar na ceia do brasileiro
Qual é a receita que não pode faltar no seu Natal? Listamos 10 comidas típicas que não podem faltar na Ceia de Natal dos brasileiros!
O Natal está chegando! Hora de reunir a família em volta da mesa e desfrutar de uma boa Ceia de Natal, agradecer pelo ano que passou, trocar presentes, ou apenas celebrar a vida ao lado daqueles que a gente ama. Independente da forma como você celebra a data, têm aquelas comidas típicas do Natal que não podem faltar na ceia dos brasileiros e das brasileiras, né?
Quando o final do ano se aproxima, as tradições natalinas ganham vida e trazem à mesa um verdadeiro banquete de sabores que misturam sabores, histórias, influências culturais e regionais.
A Ceia de Natal no Brasil é uma celebração de cores, aromas e, principalmente, de união e comunhão. Com pratos que vão do salgado ao doce, as comidas típicas natalinas têm um lugar especial na memória afetiva de todos.
Neste especial, listamos 10 comidas típicas do Natal que são indispensáveis para a ceia dos brasileiros!
1. Peru Assado
Pode ser com molho ou sem molho, acompanhado de frutas ou de farofa, desfiado ou inteiro, o Peru Assado não pode faltar na Ceia de Natal!
O Peru é geralmente marinado por várias horas em uma mistura que pode levar vinho, alho, cebola, ervas frescas e especiarias, o que garante sabor e suculência ao prato. Depois de assado lentamente, ele atinge um dourado perfeito e se torna o centro das atenções na mesa.
O prato é muitas vezes decorado com frutas frescas, como abacaxi, cerejas e pêssegos, que conferem um toque de cor e festividade. A ave é tão importante, que já até mudou o nome para “Peru de Natal”!
2. Tender com frutas
Pra quem prefere carne de porco, outro símbolo natalino, é o Tender com Frutas! Ele ganha um toque especial com coberturas de mel ou calda de abacaxi e cravos-da-índia. Sua apresentação, muitas vezes decorada com fatias de frutas, transforma o prato em um charme à parte, que pode ser comido quente ou frio. Delicioso!
3. Farofa natalina
A farofa é aquele acompanhamento que os brasileiros não dispensam, independente da época do ano. Toda hora é hora de comer uma boa farofinha, bem brasileira!
Para a ceia de Natal, a receita costuma ganhar um toque especial com ingredientes como uvas-passas, nozes, frutas cristalizadas, cebola e bacon. É aquele prato que une crocância e sabor e combina com todos os outros!
4. Arroz com passas (ou sem elas)
Amado por muitos e odiado por outros, o Arroz com Passas é um prato polêmico, alvo de controvérsias e que divide opiniões. No entanto, ele sempre marca presença nas Ceias de Natal.
Há quem pense que as passas dão um toque especial de sabor ao arroz e também a outros pratos! Já outros pensam que elas “roubam” o sabor do resto das comidas e preferem deixar as passas de lado. Tem ainda quem prefira substituir as passas por castanhas, para agradar a todos os gostos.
E você? De que time você é? Pró ou contra uva passa na comida?
5. Salpicão de Frango
Prato tradicional que mistura frango desfiado, maionese e batata, o salpicão é uma das receitas mais queridas do Natal brasileiro.
A receita pode ser incrementada com cenoura, milho, ervilha, batata-palha e salsão, e combina frescor e praticidade, sendo ideal para os dias quentes de verão que costumamos viver no Natal brasileiro.
6. Bacalhau
Influência direta da culinária portuguesa, o Bacalhau aparece em receitas variadas: gratinado, em lascas, com batatas, azeitonas, pimentão, grão de bico, ou até mesmo em saladas.
Opção mais tradicional de peixe para ser consumida na Ceia de Natal, o Bacalhau une sabor e fica melhor ainda quando acompanhado de um bom vinho!
7. Rabanada
Sobremesa que não pode faltar no Natal, a Rabanada é feita com fatias de pão amanhecido, embebidas em leite, passadas em ovos e fritas, depois polvilhadas com açúcar e canela. Há quem acrescente mel ou leite condensado à receita.
Simples e irresistível, ela carrega uma memória afetiva de aconchego (sabor de casa de vó!), e é uma opção deliciosa para ser reaproveitada no café da manhã do dia seguinte à Ceia de Natal, acompanhada de um cafezinho preto!
8. Panetone e Chocotone
De origem italiana, o Panetone virou um clássico brasileiro, seja em sua versão tradicional, recheada de frutas cristalizadas, ou na versão Chocotone, com gotas generosas de chocolate. Ele é o doce oficial das festas natalinas e pode ser comido a qualquer hora do seu dia de Natal, seja como sobremesa após a ceia, seja no café da manhã do dia seguinte. Acompanhado de um cafezinho fica melhor ainda!
Este também é outro item polêmico da Ceia de Natal: há quem odeie as frutas cristalizadas e só coma Chocotone! Há quem ache que Chocotone nunca será Panetone e não tem graça nenhuma! Qual é a sua opinião?
9. Pavê
Além de ser o motivo de piadas familiares – “É pavê ou pacomê?” – normalmente feitas por aquele nosso tio sem noção (o mesmo que pergunta “E os namoradinhos?”), o Pavê é uma sobremesa queridinha no Brasil.
Feito com biscoitos e camadas de cremes variados, aparece em versões de chocolate, chantilly, frutas ou baunilha, e fica uma delícia beeeem geladinho!
10. Castanhas, nozes e frutas secas e frescas
Nozes, avelãs, castanhas, amêndoas, damascos, figos, cerejas, nectarinas… esses itens dão um toque todo especial à noite de Natal! Eles aparecem tanto como petiscos, quanto como ingredientes de pratos principais e sobremesas. As frutas frescas, como uvas, mangas e abacaxis, além de harmonizarem muito bem com carnes, podem ser comidas como sobremesa, trazendo leveza e saúde para a sua ceia!
Um dia feliz, recheado de Comidas Típicas do Natal
A Ceia de Natal brasileira é um reflexo da diversidade cultural do país. Com pratos que carregam influências estrangeiras adaptadas ao nosso paladar tropical, ela vai muito além de uma refeição: é uma experiência que une sabores e histórias.
É, principalmente, um momento de união, amor e celebração da família e dos amigos. E o que seria do Natal sem esses sabores para marcar o encontro de gerações?
Que neste Natal, todos os brasileiros e brasileiras possam ter uma Ceia de Natal em suas casas e que possam celebrar a vida ao lado das pessoas que amam, com saúde, amor, esperança e comida na mesa o ano todo!
Feliz Natal!
E você, qual dessas comidas típicas do Natal é a sua favorita e não pode faltar na sua ceia?