Miúdos & Melodias: Clube de leitura para pequenos cidadãos

Miúdos e Melodias
12:00 02.10.2025
Autor

Miúdos e Melodias

Clube de leitura para pequenos cidadãos
Colunista

Miúdos & Melodias: Clube de leitura para pequenos cidadãos

Quando a arte encontra a infância, a vida adulta flui melhor

Avatar Fabiane Pereira
- 02.10.2025 - 12:00
Miúdos & Melodias: Clube de leitura para pequenos cidadãos
Foto: Divulgação.

Você já viu uma criança cantarolar uma música que nem sabia que sabia? Ou já percebeu aquele brilho no olhar quando ela escuta uma história bem contada, com ritmo, com rima, com encantamento? É nesses momentos — simples e mágicos — que a cultura acontece. É quando os olhinhos delas brilham e nos emociona. A arte, quando feita com cuidado e afeto, ajuda a formar corações atentos, ouvidos curiosos e mentes criativas.

Hoje, quero recomendar dois projetos que dialogam diretamente com esse propósito de formar — e não apenas entreter — os pequenos.

O primeiro deles é musical, lúdico, vibrante: a banda Pequeno Cidadão, criada por músicos como Edgard Scandurra (do Ira!), Taciana Barros (Gang 90), Antonio Pinto e seus filhos. Juntos, eles propõem um universo sonoro onde rock, baião, samba e reggae se misturam para contar histórias do universo infantil. O mais bonito? Tudo parte do ponto de vista da criança — com suas dúvidas, descobertas, emoções e explosões de alegria. Canções como “O Sol e a Lua”, “Tchau Chupeta” e “Essa é a Casa do Zé” tratam de temas reais e cotidianos com leveza e inteligência. É música boa de verdade, que não subestima o repertório dos miúdos e ainda diverte os adultos. Uma experiência familiar completa.

Do som para a palavra: outro projeto que merece estar no radar de quem acredita na formação de leitores desde cedo é o Leiturinha — o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil. Todo mês, a criança recebe em casa um livro escolhido com curadoria especializada, de acordo com sua faixa etária. A ideia é simples e poderosa: criar uma rotina de leitura prazerosa desde a primeira infância, despertando o gosto pelos livros como quem cultiva uma flor. E mais do que livros, o Leiturinha promove vínculos: entre pais e filhos, entre histórias e realidades, entre a imaginação e o mundo.

Música e literatura têm isso em comum: quando entram cedo na vida de uma criança, dificilmente saem. São companhias para sempre. E se queremos adultos mais sensíveis, mais empáticos, mais críticos, o caminho passa — inevitavelmente — pela arte. O que ouvimos e lemos na infância nos molda.

Veja também:

Por isso, fica aqui a dica: coloque um disco do Pequeno Cidadão para tocar na sala. Leia junto com seus filhos o livro que chegou pelo Leiturinha. Escute, observe, cante, leia em voz alta. Esses momentos são sementes. E acredite: elas florescem.

Até amanhã!

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Clube de leitura Miúdos & Melodias novabrasil Pequenos
< Notícia Anterior

"O diabo mora nos detalhes", avalia especialista sobre acordo de paz dos EUA para Gaza

02.10.2025 10:59
"O diabo mora nos detalhes", avalia especialista sobre acordo de paz dos EUA para Gaza
Próxima Notícia >

Milton Nascimento é diagnosticado com demência, revela filho em entrevista a revista Piauí

02.10.2025 13:33
Milton Nascimento é diagnosticado com demência, revela filho em entrevista a revista Piauí
colunista

Miúdos e Melodias

Suas redes