Nelson Motta lança novo livro, “Coração de papel”, em Copacabana
Nelson Motta lança novo livro, “Coração de papel”, em Copacabana
Autor vai promover noite de autógrafos no próximo dia 08 de outubro
Jornalista, compositor, produtor musical e escritor, Nelson Motta é um ‘nomão’ ilustre da cultura brasileira.
Seu mais novo projeto é o livro Corações de papel que traz uma fascinante jornada nostálgica ao Rio de Janeiro dos anos 1960, época que Nelson surgiu no cenário musical brasileiro.
O livro tem como eixo as cartas que ele escreveu a um amor da juventude entre 1964 e 1965, oferecendo aos leitores uma visão profunda do universo pessoal do autor durante esse período.
O lançamento do livro Corações de papel será no próximo dia 8 de outubro, das 18h às 21h, no Piano Bar do Blue Note Rio (Av. Atlântica 1910 – Copacabana). Aberto ao público, o evento contará com um pianista na área interna e um DJ na área externa.
Após o lançamento, às 21h,a casa receberá no segundo andar o show ‘Multidimensional’, com Eduardo Santana, apresentação que integra o projeto do Blue Note Rio ‘Terças de Jazz’.
Nelson Motta é conhecido por sua vivência em meio à música – é compositor, descobriu grandes cantoras. Também assinou espetáculos e livros com suas memórias vividas no meio musical. Mas antes de mergulhar nessa vida artística, estudou Design, e foi no primeiro ano da faculdade que ele viveu um romance de juventude com uma colega, Ana Luiza, que acabou indo morar com a família em Paris. Apaixonado, Nelsinho passou um ano escrevendo cartas para a amada – que depois virou amiga.
No final de 2014, Nelson Motta recebeu da amiga uma pasta azul com as cartas escritas por ele entre os anos de 1964 e 1965, todas meticulosamente organizadas em ordem cronológica.
Ao reler a correspondência do antigo namorado cinquenta anos depois, Ana Luiza disse ter ficado impressionada com a profundidade e a qualidade da escrita, especialmente considerando que ambos tinham então apenas vinte anos. São essas cartas que agora ele transformou no eixo deste seu novo livro, complementadas por deliciosas contextualizações das circunstâncias históricas, culturais e amorosas em que foram escritas.
Em Corações de papel, Nelson Motta faz um relato autobiográfico no formato epistolar, e um painel daqueles tempos de profunda ebulição na sociedade brasileira e no mundo.
Com uma escrita que é, ao mesmo tempo, inteligente, bem-humorada e de uma sinceridade corajosa, a obraprende o leitor ao entrelaçar romance e dilemas de crescimento pessoal, além de proporcionar um saboroso retrato do Rio de Janeiro da década de 1960.
Entre discussões fervorosas e declarações de amor, o autor traz à tona a revolução estética inspirada pelo design moderno e pela Bauhaus, a fase áurea do cinema de arte, os escritores e jornalistas em ascensão e o apogeu da cena musical brasileira. Nomes conhecidos como João Gilberto, Nara Leão, Dori Caymmi, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Zuenir Ventura, Ruy Guerra, Glauber Rocha, Ingmar Bergman e Luchino Visconti gravitam no livro, como coadjuvantes de primeira grandeza.
CORAÇÕES DE PAPEL
Nelson Motta
160 págs. | R$ 64,90
Ed. Record | Grupo Editorial Record