László Krasznahorkai ganha o Prêmio Nobel de Literatura 2025

Luciano Borborema
14:03 09.10.2025
Literatura

László Krasznahorkai ganha o Prêmio Nobel de Literatura 2025

Ele é considerado o maior escritor húngaro vivo, de 71 anos, autor de mais de 20 livros e chamado de “mestre do apocalipse"

Avatar Luciano Borborema
- 09.10.2025 - 14:03
László Krasznahorkai ganha o Prêmio Nobel de Literatura 2025
László Krasznahorkai. Foto: Nina Subin/New Directions.Publishing/Divulgação

O escritor húngaro László Krasznahorkai, de 71 anos, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2025, concedido pela Academia Sueca. O reconhecimento foi justificado como homenagem à sua “obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”.

Nascido em Gyula, na Hungria, em 1954, Krasznahorkai desenvolveu uma estética literária marcada por longos períodos, tons melancólicos, grotesco e absurdo. Ele estreou em 1985 com Sátántangó, romance emblemático da sua trajetória, que mais tarde inspirou uma adaptação cinematográfica de sete horas pelo cineasta Béla Tarr — parceiro criativo de longa data.

Com esse prêmio, Krasznahorkai torna-se o segundo húngaro a conquistar o Nobel de Literatura — o primeiro foi Imre Kertész, em 2002. O anúncio reforça a presença da literatura da Europa Central no cenário global e celebra um autor que atravessa fronteiras culturais ao investigar angustias existenciais, catástrofes internas e o papel da arte em tempos sombrios.

Veja também:

Os 10 livros mais importantes de Krasznahorkai:

  1. Sátántangó (1985) — seu romance de estreia, marca definidora; mostra uma comunidade rural em decadência, uma atmosfera apocalíptica e já expõe seu estilo longo, denso.
  2. The Melancholy of Resistance (1989) — ambientado numa cidade perturbada por um circo misterioso, é uma alegoria sobre poder, medo, desespero.
  3. War & War (1999) — mistura obsessão intelectual, deslocamento e reflexões sobre a perpetuação histórica e o caos do mundo contemporâneo.
  4. Destruction and Sorrow Beneath the Heavens (2004) — não é romance puro: mais ensaístico/viagem literária, explorando sua percepção da China, história, cultura e o peso do presente.
  5. Seiobo There Below (2008) — uma obra em episódios que atravessa culturas, arte e beleza, como contraponto à fragilidade da experiência humana.
  6. The World Goes On (2013) — coletânea/romance/fluidamente entre histórias; mostra sua maturidade como escritor, acumulando temas recorrentes com intensidade.
  7. Baron Wenckheim’s Homecoming (2016) — retorno a obras mais expansivas, com crítica social, identidade nacional, expectativas vs realidades.
  8. Herscht 07769 (2021) — uma obra mais recente, que também demonstra seu estilo extremo, sua persistência temática no absurdo, na melancolia, no caos.
  9. A Mountain to the North, a Lake to the South, Paths to the West, a River to the East (também listado como Északról hegy, Délről tó, Nyugatról utak, Keletről folyó) — narrativa misteriosa, lírica, com uma atmosfera de preâmbulo ou interlúdio dentro do percurso mais amplo de sua obra.
  10. Zsömle odavan (2024) — uma das obras mais novas dele; importante para ver até onde vai sua evolução recente.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

László Krasznahorkai literatura novabrasil Prêmio Nobel de Literatura 2025
< Notícia Anterior

Barriga solidária: o gesto de amor que transforma sonhos em realidade

09.10.2025 14:00
Barriga solidária: o gesto de amor que transforma sonhos em realidade
Próxima Notícia >

Malú Lomando é atração do 'Quartas da Novabrasil', em SP

09.10.2025 17:50
Malú Lomando é atração do 'Quartas da Novabrasil', em SP