Ouça ao vivo
No ar agora

Fervo com Gabriela Rassy: “um olhar negro sobre a arte e cultura”

Fervo com Gabriela Rassy
13:43 06.11.2024
Autor

Fervo com Gabriela Rassy

Jornalista e criadora audiovisual enraizada na arte e cultura
Arte e cultura

Fervo com Gabriela Rassy: “um olhar negro sobre a arte e cultura”

A potência e o impacto da cultura negra no Brasil, da música à literatura e artes visuais

Novabrasil - 06.11.2024 - 13:43
Fervo com Gabriela Rassy: “um olhar negro sobre a arte e cultura”
Foto: Divulgação.

Novembro é o mês em que destacamos as raízes, o legado e a força da negritude no Brasil. Mais que uma homenagem a Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é um chamado para refletir sobre racismo estrutural que permeia todas as áreas da nossa vida. 

Aqui estamos falando de cultura, e espero que você que me lê tenha a oportunidade de assistir ao ótimo filme “Malês”, de Antonio Pitanga. O artista de 75 anos, ativo e vivido como poucas pessoas na sua idade, levou 10 anos para fazer a pesquisa que levou essa história que nos é negada nos livros de história para as telas.

Na ocasião do lançamento do longa na Mostra SP, Camila Pitanga reforçou: é olhar para a história pela ótica negra. E é esse olhar que lanço para a agenda do mês de novembro. Não que precise de um mês, já que o fervo produzido por pessoas negras nos impacta e dita tendência o ano todo.

Foto: Divulgação

Entre os imperdíveis, temos o Festival Salvador Capital Afro, que movimenta a cidade mais negra do país durante o mês inteiro com oficinas, masterclasses e shows, como a apresentação de Luedji Luna cantando Sade no próprio Dia da Consciência Negra. Já o Afropunk, festival que é um movimento global de valorização da negritude, chega a Salvador e a São Paulo com um line-up poderoso, de Erykah Badu a Lianne La Havas.

Um dos destaque seria o Festival Batekoo, mas tivemos a triste notícia de que o evento não vai acontecer neste ano. Mesmo em pleno mês da consciência e com anos de ações culturais e educacionais a plataforma não conseguiu patrocinadores o suficiente para levantar o festival. Mais uma prova de que o debate sobre racismo estrutural precisa estar sempre em pauta. Onde estão as marcas quando de fato precisamos endossar a luta antirracista?

De alma e coração, novembro traz eventos para sentir, aprender e celebrar juntos a potência da cultura negra que pulsa em cada canto do Brasil. Vamos nessa!

Festival Salvador Capital Afro

Diversos locais | Salvador
1 a 30/11

Movimento de fortalecimento da cultura Afro de Salvador que acontece ao longo de todo o mês com oficinas, talks, paineis, consultorias, masterclass e showcases. Destaque para a 10ª edição do Afro Fashion Day, dia 1º; para a exposição “Ecos Malês”, na Casa das Histórias de Salvador; para o show de Luedji Luna cantando Sade no dia 20, Dia da Consciência Negra, no Largo da Mariquita, em Salvador; e para o Festival Mulheres do Mundo, que fecha a programação dias 29 e 30.

Foto: Divulgação

Projeto Querino: Um Olhar Afrocentrado sobre a História do Brasil

Após o sucesso dos podcasts Vidas Negras e Negra Voz, Tiago Rogero lança a terceira fase do seu aclamado Projeto Querino em formato escrito. Inspirado pelo 1619 Project de Nikole Hannah-Jones, o livro, lançado pela Fósforo, propõe uma releitura da história brasileira, trazendo à tona o protagonismo do povo negro na formação do país. Baseado em pesquisa rigorosa e inédita, Rogero guia o leitor por um percurso de luta, excelência e impacto da diáspora africana, revelando figuras históricas que foram apagadas e ampliando as vozes que moldaram o Brasil.


Léa Garcia – 90 anos
CCBB | Brasília
1 a 24/11
A mostra de cinema é a mais completa retrospectiva do trabalho dessa importante atriz já realizada. Composta por quinze longas-metragem e um curta, a programação apresenta um amplo panorama da carreira de Léa Garcia, percorrendo mais de sessenta anos desde seu primeiro filme (Orfeu Negro, 1959) até seu último longa-metragem (O Pai da Rita, 2022).

Foto: Divulgação

Ancestral: Afro-Américas
MAB FAAP | São Paulo
Até 26/01
A exposição inédita explora a rica conexão entre os dois países pela ótica da diáspora africana. Ao todo são 132 obras que se desdobram em temas como afirmação do corpo, dimensão dos sonhos e reivindicação de espaço. A mostra propõe uma reflexão profunda sobre identidade afro-americana, destacando o impacto das raízes ancestrais e o papel da arte decolonial em reimaginar novas formas de existência.

Mês da Consciência Negra 2024
Centro Cultural São Paulo

2 a 28/11
O CCSP apresenta programação que vai da música à contação de histórias, celebrando a criatividade e potência da negritude. Dentro do Projeto Releituras, o evento traz o show de Luedji Luna cantando Sade e o de Ellen Oléria cantando Beyoncé.

Radioca

MAM | Salvador
2 e 3/11

Um festival incrível com a premissa “A música que você ainda vai ouvir”. Isso mesmo, para ir de coração e ouvidos bem abertos para conhecer a nova e boa safra da nossa música. A programação deste ano tem Giovani Cidreira, Jadsa e Josyara (BA), Bebé (SP), Cidade Dormitório (SE), BNegão (RJ), Anne Carol (SE) e mais.

VI Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio
UnB | Brasília
4 a 8/11

Premiação que celebra filmes dirigidos por mulheres negras de todo o mundo. Neste ano, o evento exibe 24 filmes nacionais e internacionais, que competem em 11 categorias. Entre os selecionados estão “Além da Cancela”, de Margarete Jesus; “Dente”, de Rita Luna; e “Firmina”, de Izah Neiva.

Foto: Divulgação

Erykah Badu
Espaço Unimed | São Paulo
6/11

A icônica cantora e compositora, aclamada mundialmente como a rainha do neo-soul, está de volta ao Brasil para um show imperdível entoando sucessos como “On & On” e “Bag Lady”. O show de abertura fica por conta de Luedji Luna e os intervalos com discotecagem fina de Lis Ventura e Vivian Marques.

Foto: Divulgação

Festival NICHO Novembro – 6ª edição

Centro Cultural São Paulo e Instituto Moreira Salles SP
9 a 16/11
Festival negro de cinema realizado pelo NICHO 54, instituto que apoia a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria cinematográfica. Além da mostra de filmes, que terá a presença dos seus realizadores, a programação conta com um ambiente de mercado, com painéis com convidados nacionais e internacionais, rodadas de negócios e pitching show. O evento se encerra com apresentação da cantora e compositora baiana Xênia França. 

MBora Fest 2024
Fabrique Club | São Paulo
8/11

Com um line-up poderoso, essa edição reúne lendas do funk e novas vozes que estão moldando o futuro da música brasileira: a jovem revelação do rap MC Soffia, a diva do funk Valesca Popozuda, o grupo Furacão 2000, que revolucionou o funk carioca, uma apresentação da cultura Ballroom.

Afropunk

9 e 10/11 | Salvador

14/11 | Edição Experience em São Paulo
Uma plataforma global e movimento cultural de valorização da negritude. Nesta 3ª edição em terras brasileiras, o festival traz shows de Erykah Badu, Lianne la Havas, Duquesa, Ebony, Silvanno Salles, Irmãs de Pau, Jorge Aragão e muito mais. Na edição que acontece em SP, já estão confirmados Doechii (EUA), Anelis Assumpção, Amaarae (EUA/Gana), Rachel Reis e Yago Oproprio.

Foto: Divulgação

Nova Cena
Netflix

12/11
Prepare-se para uma verdadeira batalha de rimas! Este é o primeiro reality musical brasileiro da Netflix que promete revelar o próximo grande nome do rap nacional. Inspirado no sucesso Rhythm & Flow, o programa traz 18 participantes em uma competição feroz pelo prêmio de R$ 500 mil e uma chance de participar da 5ª temporada de Sintonia. Com um trio de jurados de peso – Djonga, Filipe Ret e Tasha & Tracie – Nova Cena vai de BH ao RJ e SP, com desafios e colaborações de artistas como Dexter, Ebony, KL Jay, Negra Li, e muito mais.

Adi Oasis
Blue Note São Paulo | 12/11
Blue Note Rio de Janeiro | 15/11
Depois uma apresentação marcante no Queremos! Festival, a artista franco-caribenha, retorna ao Brasil para shows intimistas baseados no álbum Lotus Glow. Nomeada uma das divas pop para ficar de olho pela Billboard Brasil, Adi traz seu som único que une R&B, soul e funk, com letras que abordam temas sociais, como feminismo e violência urbana.

Foto: Divulgação

Rock The Mountain

Itaipava | Rio de Janeiro

8 a 10 e 16 e 17/11
Festival de música e arte que acontece em Itaipava, Petrópolis, em meio à natureza. O line não é completamente negro, mas traz alguns bons shows que valem demais ver e ouvir, como Erykah Badu, Anitta, Matuê, Zeca Pagodinho, Planet Hemp, Seu Jorge, Mart’Nália e muito mais.

Reinados Negros no Brasil e a Discoteca Oneyda Alvarenga

Centro Cultural São Paulo
14/11 a 15/12

O CCSP lança luz sobre um importante conjunto do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga: os raros registros documentais de expressões culturais como a Congada e o Cateretê – documentadas nos anos de 1930 pela Discoteca Pública Municipal e Missão de Pesquisas Folclóricas, sob a política cultural de Mário de Andrade à frente do Departamento de Cultura – e destaca o papel de Oneyda Alvarenga na direção da Discoteca.

Carambola

Adepol | Maceió

15/11
O Festival Independente Alagoano de Música e Artes faz sua oitava com shows de Liniker, Cavalo de Pau, Coletivo AfroCaetê, Chau do Pife, Flora, Juliana Linhares, além da banda argentina Bandalos Chinos, que chega pela primeira vez ao Brasil.  

Juntas Festival
Parque Villa Lobos | São Paulo
15/11
Um encontro de potências femininas na música, na gastronomia e no conhecimento. O rolê tem shows, talks e uma feira com delícias. A atração confirmada até a publicação foi a maravilhosa Assucena com o show do seu primeiro álbum “Lusco-Fusco” e sucessos de Gal Costa.

Foto: Divulgação

Uma Homenagem ao Rei Pelé

Shopping Eldorado | São Paulo
A partir de 19/11
Para celebrar a vida e trajetória do maior e mais vitorioso futebolista de todos os tempos, a mostra imersiva contempla os acontecimentos mais marcantes do eterno Camisa 10. Com curadoria do jornalista e escritor Marcelo Duarte, a exposição tem 15 ambientes, todos marcados por interações tecnológicas e projeções com roteiro que transita entre o documental e o lúdico.

Corrida da Consciência Negra

Estádio do Pacaembu | São Paulo
20/11
Em sua maior edição, o evento acontece no Dia da Consciência Negra com provas de 5 km e 10 km são oferecidas aos corredores; além de espaço para quem fizer o trajeto caminhando, em 3 km. A Universidade Zumbi dos Palmares participa da organização do evento, cuja parte técnica está sob responsabilidade da Blueline. 

Festival Timbre
Uberlândia | Minas Gerais

20/11

O festival volta com tudo, trazendo shows imperdíveis de Seu Jorge, Djonga, Letrux e Marina Sena. A nova data caiu perfeitamente: o Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado pela primeira vez como feriado em todo o Brasil, e o evento promete uma comemoração à altura, exaltando a diversidade e a cultura.

Foto: Divulgação

Lenny Kravitz
Allianz Park | São Paulo
23/11
Show do cantor e produtor faz parte da turnê mundial Blue Electric Light Tour 2024, com faixas do último álbum, além de sucessos da carreira do artista.

Festival Gastronomia Preta
Parque Glória Maria (Parque das Ruínas) | Rio de Janeiro
23 e 24/11
A segunda edição do evento acontece em Santa Teresa e celebra a culinária e a cultura pretas e pardas. Além da feira gastronômica, o evento tem apresentações ao vivo de chefs e figuras importantes da área, debates, shows, o curso “Pretonomia — Formação profissional em alimentos, bebidas e hospitalidade”, da UFRJ, e uma premiação com 24 categorias.

O Grande Encontro do Samba – Histórias do Samba

Arena BRB Nilson Nelson | Brasília

31/11

Uma oportunidade de ver e ouvir algumas das maiores do samba reunidas em um só evento: Alcione, Jorge Aragão e Grupo Fundo de Quintal.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News
< Notícia Anterior

Carmen Miranda: Relembre a história e principais sucessos da "Pequena Notável"

06.11.2024 09:34
Carmen Miranda: Relembre a história e principais sucessos da "Pequena Notável"
Próxima Notícia >

Natura é a patrocinadora oficial da turnê CAJU, da cantora Liniker

06.11.2024 13:58
Natura é a patrocinadora oficial da turnê CAJU, da cantora Liniker
colunista

Fervo com Gabriela Rassy

Gabriela Rassy é jornalista e criadora audiovisual enraizada na arte e cultura, principalmente na música. Pesquisadora de tendências no Brasil e no mundo. É a curadora e mente criativa à frente da Agenda Chama, seu projeto de guia cultural.

Suas redes