Dublacon 2024: Novabrasil marca presença no evento onde a dublagem é a protagonista
Dublacon 2024: Novabrasil marca presença no evento onde a dublagem é a protagonista
Encontro entre os profissionais que fazem a dublagem brasileira ser uma das melhores do mundo
No último sábado (28). foi realizada em São Paulo, a 3º edição da Dublacon, uma convenção de dublagem, que tem como objetivo homenagear os dubladores brasileiros e todos os que fazem parte do ecossistema da dublagem no país. Foram mais de 50 dubladores e profissionais presentes na Dublacon, que se dividiu em dois palcos, trazendo ao todo 18 painéis com temas relacionados a dublagem, como “Amines”, “Em busca da dublagem com excelência”, “Dublando desde a Infância”, “Diretores”, “Games”, “Técnicos e Mixagem para Dublagem”, “Tradução”, “Rainhas da Dublagem” e o painel sobre a “Dublagem Viva”.
(Da esquerda pra direita: Ângela Couto, Pedro Alcântara, Flora Paulita, Karen Ramalho e Angélica Santos). Créditos: Nicole Kharsa
Estiveram presentes no evento, dubladores como Mauro Ramos, Mário Jorge de Andrade, Cecília Lemes, Angélica Santos, Cláudio Galvan, Chico José, Priscila Amorim, Andrea Murucci, Zé da Viola, Zé Léo, Fábio Moura entre outros artistas.
(Da esquerda pra direita: Priscila Amorim, Luiz Carlos Persy, Mário Jorge, Chico José, Carol Crespo, Mauro Ramos, Marcelo Campos e Silvia Suzy). Créditos: Renata Campos
Carol Crespo e Flora Paulita, atrizes e dubladoras, conduziram intercalando as apresentações dos painéis do palco principal, dando um show de carisma e de profissionalismo como apresentadoras de um evento tão especial.
O idealizador da Dublacon é o Ygor Guidoux, que além de organizador do evento é dono do canal Versão Dublada, no YouTube. O objetivo da Dublacon, segundo o próprio Ygor, é “construir um espaço em que os dubladores sejam protagonistas do seu próprio evento”.
“Ao criar a Dublacon, eu quis dar a oportunidade que outras pessoas também pudessem homenagear a dublagem” também cita Ygor Guidoux.
Ygor Guidoux. Créditos: Ibsen Vasconcellos
Um dos assuntos abordados na Dublacon, foi o painel Dublagem VIVA, que é um movimento que reúne vários dubladores para irem à Câmara lutar pelos direitos da categoria sobre o uso indevido da Inteligência Artificial.
Angélica Santos, atriz e dubladora, nos contou que “Dublagem VIVA começou de um entendimento de que estávamos correndo risco de que a inteligência artificial ‘mineirasse’ as nossas vozes e com esse banco de dados eles não precisassem mais do trabalho de nós dubladores”.
Vários dubladores e profissionais da dublagem subiram ao palco para apoiar esse movimento num só coro “QUEREMOS A DUBLAGEM VIVA!”
Créditos: Nicole Kharsa.
Para ficar por dentro de todas as informações que surgem sobre a Dublagem VIVA acesse o perfil deles no instagram @dublagemviva. Por lá eles sempre estão divulgando tudo o que é tramitado na Câmara Legislativa e quanto mais apoio esse movimento tiver, mais vozes os dubladores terão para essa luta.
Estaremos ansiosos para saber as datas da Dublacon 2025, mas enquanto isso a gente fica com o gostinho de quero mais. Para saber tudo o que rolou na Dublacon 2024 é só acessar a página deles no instagram @dublaconoficial.
Crédito: Renata Campos
Por Nicole Kharsa