‘Cazuza – Boas novas’ revela a força do poeta para transformar dor em arte nos últimos anos de vida

Luciano Borborema
17:47 12.06.2025
Cinema

‘Cazuza – Boas novas’ revela a força do poeta para transformar dor em arte nos últimos anos de vida

Documentário de Nilo Romero é atração da 17ª edição do In-Edit Brasil – Festival internacional do documentário musical

Avatar Luciano Borborema
- 12.06.2025 - 17:47
‘Cazuza – Boas novas’ revela a força do poeta para transformar dor em arte nos últimos anos de vida
Foto: Divulgação.

Cazuza – Boas novas é um documentário que transcende o simples registro biográfico e é uma das principais atrações da 17ª edição do In-Edit Brasil – Festival internacional do documentário musical, mostra que fica em cartaz em São Paulo, até 22 de junho.

Dirigido por Nilo Romero, com colaboração de Roberto Moret, o filme parte de um ponto de vista pessoal, revelando a trajetória de Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, entre 1987 e 1989 — anos em que o cantor enfrentou o diagnóstico de HIV e, ao mesmo tempo, viveu o auge de sua carreira solo com obras como Ideologia e o marcante show O Tempo Não Para. Sem seguir uma estrutura enciclopédica, a narrativa privilegia a memória afetiva, permeada por imagens inéditas, conversas com amigos íntimos e momentos que revelam o artista por trás do mito.

Nilo, além de diretor, é personagem essencial do enredo. Ex-baixista e parceiro de Cazuza, ele conduz entrevistas com Ney Matogrosso, Roberto Frejat, George Israel e Lucinha Araújo, entre outros, criando uma teia emocional que vai além do depoimento formal.

Confira teaser:

O filme evita sentimentalismos fáceis, mas não esconde a dor e a urgência criativa que marcaram os últimos anos do cantor. Depoimentos revelam a tensão nas turnês, o desgaste físico do artista, e sua obstinação em gravar Burguesia — álbum duplo que não permitia regravações, por falta de tempo e pela consciência de sua condição.

Mais do que apenas um resgate histórico, “Cazuza – Boas Novas” reflete a permanência de uma obra que atravessou décadas, resistindo à sentença precipitada de que não sobreviveria ao tempo. O filme contrapõe a crueldade da cobertura da revista Veja à potência da arte de Cazuza, que seguiu tocando gerações.

Veja também:

Como resume a empresária Marcia Alvarez, “Cazuza era amor” — e é exatamente esse sentimento que o filme transmite: o amor pela vida, pela música e pela liberdade de ser quem se é, até o fim.

Cartaz do documentário ‘´Cazuza – Boas novas’, filme de Nilo Romero — Foto: Divulgação

Cartaz do documentário ‘´Cazuza – Boas novas’. Foto: Divulgação.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Amor de Cazuza cinema Documentário In-Edit Brasil – Festival internacional do documentário musical
< Notícia Anterior

Inspirada no São João, Novabrasil lança versão da música que comemora os 25 anos da rádio

12.06.2025 16:28
Inspirada no São João, Novabrasil lança versão da música que comemora os 25 anos da rádio
Próxima Notícia >

História da música "Alagados", dos Paralamas do Sucesso

13.06.2025 10:00
História da música "Alagados", dos Paralamas do Sucesso