“Responsabilidade é grande”, diz Corrêa do Lago sobre a COP30 em Belém

Camilo Mota
11:35 10.11.2025
Jornalismo

“Responsabilidade é grande”, diz Corrêa do Lago sobre a COP30 em Belém

Na abertura do evento, presidente da COP29, Mukhtar Babayev, declarou que é hora de agir e cumprir a palavra e os acordos para adaptação e mitigação frente às mudanças do clima

Avatar Camilo Mota
- 10.11.2025 - 11:35
“Responsabilidade é grande”, diz Corrêa do Lago sobre a COP30 em Belém
Belém/PA - 06/10/2025 - COP30 - Mesa redonda de líderes no lançamento na Cúpula dos Líderes, em Belém-PA, onde destacaram o apoio de 53 países ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Foto: Fernando Donasci/MMA

A 30ª Conferência do Clima da ONU teve início nesta segunda-feira, 10 de novembro, em Belém. Representantes de 170 países e organizações internacionais terão a responsabilidade de debater ações frente às mudanças climáticas.

Na abertura do evento, o embaixador André Corrêa do Lago tomou posse como o presidente da conferência. O mandato vai até 2026.

Principalmente, “essa é uma COP que tem que apresentar soluções, declarou do Lago. O diplomata relembrou as consequências do aquecimento do planeta como nos casos das Filipinas, Jamaica e Paraná, que enfrentaram tragédias climáticas às vésperas da COP.

Ao mesmo tempo, segundo do Lago, esta COP deverá ser lembrada como “a COP de adaptação. Para ele, a responsabilidade é “avançar na integração do clima na economia, atividades, criação de emprego e irá ouvir a ciência“.

Antes, Simon Stiell, secretário executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima assegurou que “lamentar não é estratégia, precisamos de soluções” para salvar o planeta.

Veja também:

Em seguida, os indígenas Regina Joana e Lucas do Povo Guajajara deram as boas-vindas aos participantes com uma apresentação musical. E logo depois, Fafá de Belém e Margareth Menezes, atual Ministra da Cultura do Brasil, se apresentaram.

As negociações das partes ocorrem até o próximo dia 21, quando a COP30 se encerra.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

COP30 Mudanças climáticas onu
< Notícia Anterior

Cinco músicas que falam da culinária brasileira

10.11.2025 10:10
Cinco músicas que falam da culinária brasileira
Próxima Notícia >

Jonathan Ferr celebra os 12 anos do JazzB com o projeto “ECLIPSE” em duas noites de shows em São Paulo

10.11.2025 13:46
Jonathan Ferr celebra os 12 anos do JazzB com o projeto “ECLIPSE” em duas noites de shows em São Paulo