Hoje é aniversário do grande Samuel Rosa!

Cantor, compositor e instrumentista, o mineiro é – há mais de 30 anos – vocalista e principal compositor de uma das mais importantes e produtivas bandas da música popular brasileira de todos os tempos: o Skank.

Juntos desde 1991 – e com fortes influências do reggae, do pop rock, do ska, da Jovem Guarda e dos também mineiros do Clube da Esquina – o Skank influenciou e marcou para sempre a vida de toda uma geração.

Com seus parceiros Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo), e Haroldo Ferretti (bateria), Samuel lançou nove discos de estúdio, três ao vivo, uma coletânea e um disco comemorativo (gravado em 1991, num estúdio caseiro, quando a banda se preparava para o seu primeiro show juntos). Foram cerca de 40 hit singles indispensáveis para a história da música brasileira, 29 deles entre as 100 mais tocadas do ano no Brasil, 25 em trilhas de novela, e dois mega-hits que marcaram fases distintas e igualmente bem sucedidas do grupo (Garota Nacional, em 1996, e Vou Deixar, em 2004).

Entre tantas composições de sucesso de Samuel Rosa, podemos destacar as canções: Jackie Tequila, Esmola, O Beijo e A Reza, Pacato Cidadão, Tão Seu, Vou Deixar, Três Lados e Acima do Sol (todas parcerias com Chico Amaral); Te Ver (de Samuel, Chico Amaral e Lelo Zaneti); Resposta, Ali, É Uma Partida de Futebol, Sutilmente e Ainda Gosto Dela (todas parcerias com Nando Reis); Saideira (com Rodrigo F. Leão); Balada do Amor Inabalável (com Fausto Fawcett); e Dois Rios (de Samuel, Nando Reis e Lô Borges).

Em novembro de 2019, Samuel Rosa anunciou que a banda iria fazer uma pausa por tempo indeterminado em suas atividades, motivada pelos desejos individuais de experimentarem novos caminhos – musicais e pessoais, e que uma Turnê da Despedida seria realizada em 2020.

Mas a despedida teve de ser adiada devido à pandemia de Covid-19 e a turnê está sendo realizada agora em 2022, com shows lotados em todo o país. Nós aqui estamos curiosos para saber o que o aniversariante do dia prepara em seguida para nós!

Viva, Samuel Rosa, sempre nos brindando com seu imenso talento e carisma!

Já escutou o Acervo MPB do Skank? Clique e confira!