Hoje é aniversário de uma das grandes vozes e representantes da nova geração da música popular brasileira: Bruna Caram! Multiartista, a talentosa cantora, compositora, instrumentista, poeta, atriz e preparadora vocal lançou o seu primeiro disco em 2006, aos 20 anos, e – desde então – acumula sete álbuns e uma carreira de sucesso, com parcerias com outros grandes nomes da nossa MPB.

Bruna começou a estudar piano aos oito anos e também toca acordeom e violão. Vinda de uma família muito musical, sua avó materna era cantora de rádio nos anos 50 e seu avô paterno, violonista de choro.

Aos nove anos, a cantora já fazia parte dos Trovadores Mirins, versão infantil do grupo de serenatas Trovadores Urbanos, que – depois – também integrou, dos 15 aos 19 anos. Em seguida, iniciou sua carreira como cantora solo, apresentando-se em várias casas de espetáculo de São Paulo, com repertório de Chico Buarque, Paulinho da Viola e Tom Jobim, junto com o grupo Conversa de Botequim.

Em 2006, aos 20 anos, Bruna Caram lançou o seu primeiro disco, Essa Menina, uma mistura de baladas, blues, pop e bossa nova, com 15 canções compostas por Otávio Toledo, algumas dele em parceria com outros compositores. Entre as canções: a faixa-título, o sucesso Palavras do Coração (parceria com J.C. Costa Neto) e Estrada de Nós Dois (parceria com Juca Novaes).

Em 2009, Bruna lança seu segundo álbum, Feriado Pessoal. A faixa título é uma composição própria e o disco conta com composições de outros artistas como Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor (de Lô e Márcio Borges); Gargalhadas (de Pedro Altério e Pedro Viáfora, da banda 5 a Seco); o grande sucesso na voz de Bruna, Caminho Pro Interior (de Otávio Toledo e J.C. Costa Neto); outro sucesso na voz da cantora, Fim de Tarde (de Juca Novaes e Eduardo Shantana); Gatas Extraordinárias (de Caetano Veloso); Nascer de Novo (de Dani Black); Em Paz (sucesso do 5 a Seco – de Pedro, Rafael e Rita Altério); e Cuide-se Bem (de Guilherme Arantes).

Em 2012, a cantora lança seu terceiro álbum, Será Bem-Vindo Qualquer Sorriso, que conta com uma composição da cantora, em parceria com Pedro Luís: Pode se Animar; além de canções de outros compositores como Jorge Ben Jor (Minha Teimosia, Uma Arma Pra Te Conquistar); Djavan (Flor do Medo); Mallu Magalhães (Especialmente Criativa); e Herivelto Martins e Marino Pinto (Segredo, com participação de Marina De La Riva).

Em 2014, Bruna Caram lança o single Pra Te Esquecer, em parceria com Otávio Toledo, e em 2015, lança seu primeiro livro, de forma independente: Pequena Poesia Passional.

Em 2017, é a vez do álbum Multialma, quase que inteiramente autoral, se não fosse a faixa Além da Última Estrela, de Dominguinhos e Fausto Nilo. As outras 11 faixas são

composições de Bruna – sozinha ou com parceiros – entre elas: Boa Companhia (com Roberta Sá); Dispare (com Zeca Baleiro); Par (com Chico César); e Viu (com Pedro Luís).

Em 2019, a cantora lança o disco independente Alívio, com composições autorais e de parceiros, além da regravação de Certas Coisas (Milton Nascimento e Tunai). Entre as faixas, as canções: Presença, Soberana, Baile da Revanche, todas de Bruna e com mensagens importantíssimas sobre a força e a coragem da mulher.

Em novembro de 2019, ela grava o DVD Alívio Ao Vivo, grávida de nove meses. O álbum conta com canções de sucesso de Bruna e de outros artistas e foi lançado em 2021.

Formada em Música pela UNESP, Bruna Caram também é preparadora vocal e sócia-fundadora das empresas Cor e Voz e Essência Cor e Voz, referências na área, que já prepararam artistas como Emicida, Luedji Luna, Marina Lima, Rachid e Bnegão.

Além disso, nossa aniversariante do dia é atriz, e um de seus principais trabalhos na atuação foi na minissérie Dois Irmãos, em 2017, na Rede Globo.

Em 2021, Bruna lançou o livro Pequena Poesia Presente, agora pela Editora Cândido. A ideia da artista é lançar uma trilogia de poesia de bolso até 2025.

Bruna Caram também é ativista na campanha de proteção à criança Ninguém Mexe Comigo, na qual compõe canções de conscientização. A canção-tema recebeu versão em várias línguas e teve a participação de mais de 20 artistas em seu clipe.

Uma artista completa e atuante! Viva, Bruna Caram!