Após a diminuição de visitantes em decorrência da pandemia, eventos como a Bienal do Livro voltam a ser assunto no cenário do jornalismo cultural no Brasil. Normalmente, eventos como este, tanto na cidade de São Paulo, quanto no Rio de Janeiro, acabam virando notícia, seja no acesso, ou já dentro do evento. Nessa edição não foi muito diferente, por isso saiba como foi o evento da Bienal do Livro 2022.

A 26a Bienal Internacional do Livro de São Paulo voltou a ocorrer presencialmente após 4 anos, e junto com ela diversos conhecidos deram as caras: alguns tumultos na entrada e alguns inconvenientes em relação a necessidade de adaptar a programação do evento.

Apesar disso, a Bienal do Livro 2022 teve diversos pontos positivos acerca das atrações, enredo e temática do evento e o público que ansiava pela volta do evento presencialmente. Confira abaixo, tudo o que rolou durante a realização do evento.

Bienal do livro 2022: veja como foi o evento, em São Paulo
Bienal do livro 2022: veja como foi o evento, em São Paulo. | Foto: Divulgação.

Homenagem a Portugal

Não é novidade que a relação entre Brasil e Portugal vai muito além de simplesmente o descobrimento. Sendo falantes da mesma língua, o país lusitano acaba dividindo com os tupiniquins o interesse pela música, literatura e diversos outros conteúdos no cenário da cultura e do entretenimento. Portanto, é bastante comum a presença de escritores clássicos de origem lusitana, na cultura brasileira, como Mia Couto, Eça de Queiroz, Luís de Camões, José Saramago, e diversos outros. 

Portanto, não é de hoje a relação literária entre os países. No ano do bicentenário da Independência, foi definido que Portugal seria o país homenageado no evento literário. Por isso, além de trazer mais conteúdos voltados a essa relação com o país lusitano, o evento contou com a presença de diversos escritores de renome, e de origem portuguesa. 

Dentre os autores portugueses contemporâneos, vieram ao evento e participaram de modo efetivo os seguintes escritores: Valter Hugo Mãe, Matilde Campilho, Pedro Eiras, Dulce Maria Cardoso e Ricardo Araújo Pereira. 

Além disso, é importante ressaltar a vinda de um representante do Governo Português para presenciar o evento. Luís Araújo, o Presidente do Turismo em Portugal, esteve na bienal e reafirmou a importância da realização desse tipo de turismo cultural e literário, tendo em mente que existe uma relação ainda maior na questão do turismo entre ambos os países. 

Normalmente, o fluxo é muito mais direcionado para Portugal, do que oriundo do país lusitano, e acaba representando uma quantidade considerável na verba relacionada a turismo no país europeu. Desse modo, essa ação do Presidente de Turismo português é com o intuito de estreitar ainda mais as relações turístico-comerciais entre os países.   

Atrações

As atrações são as mais variadas possíveis, tendo desde figuras novas no evento, como aquelas figurinhas carimbadas presente em quase todas as últimas edições. Além disso, os convidados foram escolhidos em diversas categorias desde a meditação aos quadrinhos. Confira abaixo alguns dos nomes que deram as caras pelo festival literário. 

Mauricio de Souza

Figurinha carimbada em diversas Bienais, Mauricio de Souza é um dos escritores e quadrinista mais conhecidos do Brasil, ele sempre abre espaço para interação com o público e também para divulgar novos projetos envolvendo a Turma da Mônica. 

Lázaro Ramos

O ator foi um dos convidados, para falar um pouco sobre a sua trajetória, suas produções mais recentes e de certo modo também interagir com o público. 

Paulina Chiziane

Escritora moçambicana, recebeu o prêmio Luís de Camões de literatura, esse prêmio é dado a partir da seleção e rankeamento de obras as quais a origem é de oriundo de países de língua portuguesa. 

Luiza Trajano e Pedro Bial

Luiza Trajano, a famosa dona da Magazine Luiza, foi convidada em conjunto com o jornalista e escritor Pedro Bial para participar do evento e divulgar o mais novo livro biográfico da empresária, contando grande parte da sua trajetória e como ela chegou ao nível de vida que ela tem hoje. 

Pedro Bandeira

Pedro Bandeira é mais um dos escritores que estiveram presentes na edição de 2022 do evento. Bandeira ganhou notoriedade dentre o público jovem-adulto pela sua obra “Pântano de Sangue”. O autor tem se enfoque no desenvolvimento de narrativas fictícias voltadas para o maravilhoso, o que pode ser observado na obra já citada. 

Luiz do Brownie

O Luiz, do Brownie do Luiz, foi também um dos convidados para bater um papo com os presentes acerca da temática do empreendedorismo jovem, contando suas próprias experiências, por estar dentro de um mercado antes consolidado e conseguir prosperar. 

Portanto, o criador, da marca de sucesso, já afirmou em algumas entrevistas que a relação com o sucesso que ele teve, só faz sentido se puder ser compartilhado, o que mostra realmente que não existem tantos segredos dentro desse grande mercado. 

Sua atitude se comprova nas palavras uma vez que ele mesmo resolve divulgar a receita de brownie que ele utilizou durante muito tempo, mas por logísticas precisou replicar em escala industrial, ou seja, o grande segredo da receita, não existe de fato. Mesmo a receita sendo replicável, existem diversos pontos do marketing e do empreendedorismo que justificam todo o grande sucesso da marca.  

Ailton Krenak

Ailton Krenak é um produtor de literatura escrita com enfoque no desenvolvimento sustentável, na preservação ambiental, e principalmente nas questões referentes aos povos originários, a qual ele faz parte. Além disso, sendo jornalista e filósofo, o autor indígena estimula diversas reflexões acerca de suas obras.

Público

Normalmente, ocorrem questões referentes ao público quando um evento calcula errado a quantidade de acessos, e o máximo de pessoas simultâneas dentro do evento, como diversos outros problemas de logística. 

Coincidência ou não, é bastante comum que nos primeiros dias exista uma superlotação acompanhada de longas filas para acessar o evento. Isso é justificado a partir do momento que é esperado cerca de 600 mil leitores durante todo o período de duração do evento(de 2 a 10 de julho), e acabou recebendo cerca de 1 milhão espalhados por diversos dias do evento. 

Agora, que você pode entender um pouco mais a respeito de como aconteceu a Bienal do Livro 2022, faço o convite para que você conheça o restante do site da Novabrasil.