Frejat | Foto: Divulgação.

Hoje, 21 de maio, é aniversário do nosso querido Frejat!

Cantor, compositor, produtor e instrumentista, o carioca Roberto Frejat começou a sua carreira em 1981, como guitarrista e principal compositor – ao lado de seu grande parceiro, Cazuza – da banda de rock Barão Vermelho.

Eles estouraram no cenário musical nacional em 1983, com o sucesso Pro Dia Nascer Feliz (de Cazuza e Frejat) e depois emplacaram outro grande hit, Bete Balanço (também da dupla), que foi tema de um filme homônimo, em 1984.

 

Quando Cazuza saiu do grupo, no ano seguinte, Frejat assumiu também os vocais do Barão Vermelho e permaneceu à frente do grupo por 30 anos, lançando 13 discos e estando sempre entre as bandas de maior sucesso da música brasileira, com canções inesquecíveis como Maior Abandonado, Todo Amor que Houver Nessa Vida (ambas compisições dos dois), Por Você (Frejat com Maurício Barros e Mauro Santa Cecília), Pense e Dance (com Dé e Guto Goffi), O Poeta Está Vivo (com Dulce Quental) e Puro Êxtase (de Guto Goffi e Maurício Barros).

 

A parceria com Cazuza não acabou e eles ainda compuseram juntos outros grandes clássicos da história da nossa música como Ideologia e Malandragem.

 

O cantor deixou a banda definitivamente em 2017, mas – desde 2001 – já levava uma carreira solo em paralelo, quando lançou o seu primeiro álbum: Amor pra Recomeçar, com música homônima de sua autoria em parceria com Maurício Barros e Mauro Santa Cecília. Desde então, lançou diversos sucessos sem o Barão Vermelho, como Homem Não Chora (parceria com Alvin L), Segredos e Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo com Maurício Barros e Mauro Santa Cecília).

Com a força e a potência de sua voz – grave e suave ao mesmo tempo – Frejat tem um jeito inconfundível de interpretar as canções. Além disso, sua música – cheia de poesia – também é interpretada por outros grandes nomes da MPB como Caetano Veloso e Cássia Eller.

O cantor foi um dos ilustres convidados para uma prosa sincera no Rádio Retrato com Fabiane Pereira. Quer conferir? Clica no play!

Ouça “FREJAT” no Spreaker.