Moraes Moreira, cantor e compositor, morre aos 72 anos, no Rio de janeiro. Foi nesta madrugada de segunda-feira, dia 13, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

Segundo o irmão, o artista vivia sozinho e o corpo foi encontrado nesta manhã no apartamento em que ele morava. O cantor deixa dois filhos, o também músico Davi Moraes e Maria Cecília, e dois netos, Alice e Francisco.

Moraes Moreira começou no mundo da música tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos de Ituaçu, região onde morava. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, na região sudoeste da Bahia.

Depois disso, mudou-se para Salvador, em seguida, onde conheceu Tom Zé, e também entrou em contato com o rock n’ roll. Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou o conjunto Novos Baianos, onde ficou de 1969 até 1975.

Moraes Moreira também é conhecido como o primeiro cantor de trio elétrico do país, cantando no trio de Dodô e Osmar. Nesta época, lançou sucessos como Pombo Correio, Vassourinha Elétrica e Bloco do Prazer. 

Em 1975, saiu em carreira solo. No total, ele já lançou mais de 60 discos entre a carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar, além da parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.

Texto: Kaike Bersot