Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Martinho da Vila relança biografia com histórias reais de sua família

Novabrasil
09:30 16.02.2023
Brasilidade

Martinho da Vila relança biografia com histórias reais de sua família

Vinte e um anos depois de lançar o livro Memórias póstumas de Teresa de Jesus, Martinho da Vila reescreve e atualiza a obra, agora com o título de Memórias de Teresa de Jesus, que sai pela Editora Malê.  O clássico ficcional Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, inspirou Martinho até certo ponto. … Continued

Novabrasil - 16.02.2023 - 09:30
Martinho da Vila relança biografia com histórias reais de sua família
Martinho da Vila durante lançamento de seu livro "Memórias de Tereza de Jesus" (06/02/23) | Foto: Foto André HortaBrazilNews

Vinte e um anos depois de lançar o livro Memórias póstumas de Teresa de Jesus, Martinho da Vila reescreve e atualiza a obra, agora com o título de Memórias de Teresa de Jesus, que sai pela Editora Malê. 

O clássico ficcional Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, inspirou Martinho até certo ponto. Afinal, as memórias de Teresa de Jesus são histórias reais da família Ferreira contadas pela saudosa mãe do artista. Mas é claro que a biografia familiar tem um pouco de ficcional já que as baseia em memórias subjetivas.

“É um pouco ficcional porque ninguém domina plenamente tramas de memória”, explica Martinho que presenciou ou vivenciou muitos dos fatos narrados.

Martinho da Vila durante lançamento de seu livro “Memórias de Tereza de Jesus” (06/02/23) | Foto: Foto André HortaBrazilNews

‘Memórias de Teresa de Jesus’ é biografia familiar de Martinho da Vila

As memórias de Teresa ganham um caráter coletivo, já que é possível contar o Brasil por meio das histórias das famílias negras.

“Há muitos Martinhos pelo Brasil que não tiveram as portas abertas, as oportunidades que eu tive para escrever, contar histórias”, reflete o artista.

E essa sorte foi anunciada logo que ele veio ao mundo.

 “Resolvi reescrever o livro porque já se passaram duas décadas, e, neste período, houve mudanças na história da família. Nasceram pessoas, morreram outras… Então, decidi atualizar”, explica Martinho da Vila.

Quando Martinho nasceu na fazendinha Cedro Grande, em Duas Barras (RJ), onde seus pais trabalhavam, a família recebeu muitas visitas, entre as quais um vereador e o padre da cidade. Dona Joana, comadre de Teresa e que fez o parto de Martinho, logo percebeu que a criança era especial e anunciou que teria sorte e seria “alguém na vida”.

Por isso que, no livro, Teresa de Jesus – que era católica – revela que Martinho é protegido por Oxalá. E o filho acha que é mesmo um sujeito de sorte.

“Sou mesmo uma pessoa de muita sorte, nasci no interior, morei em favela e consegui subir na escala social, o que é muito difícil para os negros e pobres de uma maneira geral. Então, eu sou um predestinado”, conclui o autor.

A literatura entrou na vida de Martinho por meio do pai, seu Josué, que lia muito e alfabetizou o filho.

“Herdei isso dele e fiquei com vontade de escrever. Meu pai escrevia versos para a folia de reis, então eu sou um seguimento dele”, conta Martinho.

E o cantor, o compositor, o escritor e o cidadão Martinho da Vila são todos a mesma pessoa. Todas as facetas convivem bem entre si e tentam passar o que aprenderam pelo mundo para a família, aos fãs e leitores. Parece que a sorte de Martinho da Vila é também um pouco nossa.

Dia 12 de fevereiro foi aniversário do artista. Em homenagem, confira uma matéria especial que a Novabrasil fez com 12 fatos sobre a vida e carreira de Martinho da Vila.

Tags relacionadas

atualidades biografia familiar martinho da vila Brasilidades Martinho da Vila Memórias de Teresa de Jesus Memórias póstumas de Teresa de Jesus notícias novabrasil quais as novas
< Notícia Anterior

Discos Antológicos: Muitos Carnavais (1977), de Caetano Veloso

15.02.2023 15:00
Discos Antológicos: Muitos Carnavais (1977), de Caetano Veloso
Próxima Notícia >

Manu Gavassi no Radar!

16.02.2023 12:00
Manu Gavassi no Radar!
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business