Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

João Gilberto, Gal e Caetano entre os 200 maiores cantores da história

Novabrasil
12:00 03.01.2023
Brasilidade

João Gilberto, Gal e Caetano entre os 200 maiores cantores da história

Na última segunda-feira, dia 02 de janeiro, a revista americana Rolling Stone divulgou a atualização de uma de suas famosas listas: a dos maiores cantores de todos os tempos. A primeira versão da lista foi divulgada em 2008 e tinha apenas 100 nomes, majoritariamente cantores homens de rock clássico. O novo ranking, com 200 nomes, … Continued

Novabrasil - 03.01.2023 - 12:00
João Gilberto, Gal e Caetano entre os 200 maiores cantores da história
Caetano Veloso e Gal Costa com João Gilberto em especial da TV Tupi (1971) | Foto: Divulgação.

Na última segunda-feira, dia 02 de janeiro, a revista americana Rolling Stone divulgou a atualização de uma de suas famosas listas: a dos maiores cantores de todos os tempos.

A primeira versão da lista foi divulgada em 2008 e tinha apenas 100 nomes, majoritariamente cantores homens de rock clássico. O novo ranking, com 200 nomes, é mais abrangente, e considera a música popular de todos os estilos e países.

João Gilberto, Caetano Veloso e Gal Costa em especial da TV Tupi (1971) | Foto: Divulgação.

Os baianos João Gilberto, Gal Costa e Caetano Veloso estão na lista de maiores cantores da história

A grande novidade – e motivo de orgulho para nós brasileiros – é que temos três representantes na nova lista de maiores cantores da história: os baianos João Gilberto, Gal Costa e Caetano Veloso.

Cada um deles ganhou, como todos os artistas presentes na lista, uma breve descrição de seu trabalho e trajetória. Ao mencionar o Pai da Bossa nova, a revista o chamou de carioca, embora João Gilberto seja baiano e tenha ido para o Rio de Janeiro com 26 anos, para apresentar a batida que havia criado ao violão aos músicos de lá e  – aí sim – iniciar o movimento da bossa nova e transformar para sempre a história da música popular brasileira.

João Gilberto ocupa a 81ª posição da lista de melhores cantores da história, segundo Rolling Stone norte-americana

Ocupando a 81ª posição da lista, a Rolling Stone americana descreve João assim:

“Um dos movimentos culturais mais poderosos que surgiram na América Latina, a bossa nova contou com três arquitetos fundadores: Antônio Carlos Jobim foi o compositor, Vinicius de Moraes o letrista e João Gilberto seu discreto cantor e violonista. Mestre da sutileza cosmopolita, o carioca murmurava e sussurrava com uma desenvoltura que fazia cada música parecer uma reunião casual de amigos.

Esse estilo — sua poesia e calor — combinava perfeitamente com as narrativas da bossa nova sobre a contemplação da vida na praia de Copacabana. O álbum de estreia de Gilberto em 1959 deu o tom para a revolução que se seguiu, e o clássico jazzístico de 1964 Getz/Gilberto resumiu sua energia com ‘Garota de Ipanema’, que ele tocou ao lado do inglês quebrado de sua cadenciada esposa Astrud.”. 

Gal Costa ocupa a 90ª posição da lista de melhores cantores da história

Gal Costa, que nos deixou em novembro de 2022 e ocupa a 90ª posição do ranking, a revista compara a uma personagem da mitologia grega que transformava em ouro tudo o que tocava:

“Em 1971, Gal Costa gravou ‘Sua Estupidez’, uma balada sentimental do cantor pop Roberto Carlos, e a transformou em uma declaração de partir o coração de beleza e arrependimento. Tal era o poder transformador de sua voz. Como uma luminosa Rainha Midas, a diva baiana transformava em ouro tudo o que tocava: tropicália de olhos arregalados (‘Baby’, clássico brasileiro do final dos anos 60), samba-rock sexy (‘Flor de Maracujá’), frevo carnavalesco exuberante (‘Festa Do Interior’) e bossa funkificada (sua leitura de 1979 do padrão ‘Estrada do Sol’ é tão exuberante e mística que beira o surreal). A vocalista feminina mais transcendente da era pós-bossa-nova, ela continuou fazendo música até sua morte aos 77 anos.”.

Para você conhecer mais detalhes sobre a vida e a obra de Gal, temos o Acervo MPB Gal Costa, um episódio especial da nossa série exclusiva Novabrasil de áudio-biografias de grandes nomes da nossa música. 

Caetano Veloso ocupa a 108ª posição da lista de melhores cantores da história

Por fim, Caetano Veloso – em 108º lugar – é tratado como o “principal cantor e compositor do Brasil”.

A revista completa:

“O equivalente nacional de Dylan, um roqueiro revolucionário com uma forte inclinação literária, Caetano Veloso é um artista mestre, sua voz aveludada e inteligência palpável surgem inclusive – e especialmente – quando ele está cantando descontraído, despreocupado, murmurando. Mas ele também é encantador quando acelera o ritmo e lança gritos e trinados emocionantes – e ele transmite tudo em inglês e também em português do Brasil.

‘Acho que o que é difícil para nós do Norte aceitar é que alguém pode ser radical politicamente, culturalmente e musicalmente e, ainda assim, ser romântico e amar uma bela e sensual melodia’, observou David Byrne em 1999. ‘Caetano pode fazer isso com sucesso’.”.

Para você conhecer mais detalhes sobre a vida e a obra de Caetano, temos o Acervo MPB Caetano Veloso, um episódio especial da nossa série exclusiva Novabrasil de áudio-biografias de grandes nomes da nossa música. 

Na lista, a gigante cantora norte-americana Aretha Franklin foi número 1 na lista

Encabeçada pela gigante Aretha Franklin – cantora e compositora norte-americana de R&B e soul que se tornou ícone da música negra – seguida pelos também norte-americanos e também gigantes:

  • Whitney Houston;
  • Sam Cooke;

E com nomes como:

  • Beyoncé;
  • Billie Holiday;
  • Marvin Gaye;
  •  Stevie Wonder;
  • Amy Winehouse;
  • e até Rosalia,

A lista gerou polêmica por não incluir a canadense Celine Dion, considerada uma das maiores divas da voz. Os fãs e admiradores da cantora fizeram um forte movimento nas redes, considerando a exclusão uma grande desfeita. 

Por aqui, obviamente que sentimos falta de nomes como Milton Nascimento, Elis Regina, Tim Maia, Ney Matogrosso, Elza Soares, e tantos outros gigantes da voz e da nossa música, mas estamos felizes em encontrar três representantes da música baiana – entre eles uma mulher – na listas dos maiores cantores de todos os tempos!

Viva a nossa MPB!

Tags relacionadas

atualidades Brasilidades Caetano Veloso Gal Costa João Gilberto notícias novabrasil os melhores cantores da história quais as novas quem são os melhores cantores da história rolling stone
< Notícia Anterior

BRASIL COM S - Orelhão

03.01.2023 09:30
BRASIL COM S - Orelhão
Próxima Notícia >

5 curiosidades sobre Paulinho da Viola que você precisa saber

03.01.2023 14:00
5 curiosidades sobre Paulinho da Viola que você precisa saber
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business