Hoje é aniversário do cantor, compositor e instrumentista paraibano Zé Ramalho!

Influenciado pelo rock’n roll de The Beatles, Bob Dylan e da Jovem Guarda, somado à literatura de cordel, o repente e os cantadores e violeiros do sertão, iniciou sua carreira no fim dos anos 60, misturando elementos roqueiros e da música nordestina e criando uma identidade única e original.

Lançou o seu primeiro álbum em 1978 e logo ganhou projeção nacional com grandes clássicos como Avôhai, Chão de Giz, Bicho de Sete Cabeças, A Dança das Borboletas e Vila do Sossego.

Outros grandes sucessos de sua carreira vieram no seu segundo disco, como: Admirável Gado Novo, Frevo Mulher, Garoto de Aluguel (Taxi Boy), Beira Mar.

Desde então, segue uma carreira composta por diversos em sua inconfundível voz, seja como compositor ou intérprete. Entre eles: Sinônimos, Taxi Lunar, Mistérios da Meia-Noite, Entre a Serpente e a Estrela, Mulher Nova, Bonita e Carinhosa e A Terceira Lâmina.

Muitas de suas canções trazem críticas sociais, falam sobre a realidade do povo nordestino e a cultura do nordeste. Poeta, Zé Ramalho também é autor de diversos livros.

Formou, ao lado de Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Elba Ramalho, um dos maiores encontros da música popular brasileira: o icônico Grande Encontro.

Zé Ramalho ocupa a posição 41 da lista dos 100 maiores artistas da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil em 2008.

Feliz Aniversário, Zé Ramalho!