Hoje é aniversário do cantor, compositor e um dos maiores hitmakers da história da música popular brasileira: Guilherme Arantes!

Com quase 50 anos de carreira, nosso aniversariante emplacou uma série de sucessos na sua própria voz e na voz de outros grandes nomes da MPB, influenciando toda uma geração.

Nos anos 80, com seu dom para criar melodias cativantes e letras extremamente fortes e sensíveis, Guilherme Arantes chegou a colocar 12 músicas em primeiro lugar nas paradas de sucesso do país, sendo considerado o mestre do pop brasileiro.

Um dos maiores pianistas do país, contribuiu decisivamente para o surgimento do estilo new wave no Brasil e é um dos 20 artistas que mais tiveram canções incluídas nas trilhas sonoras de novelas brasileiras, com 27 músicas suas embalando as tramas das telinhas.

Crítico contundente e inteligentíssimo no que diz respeito à cultura de massas e ao mercado fonográfico, Guilherme Arantes sempre defendeu os seus ideais dentro da música popular brasileira. Acredita que “o verdadeiro artista existe para desafiar, oferecendo para um mundo preguiçoso a incerteza do novo, mesmo que para poucos”.

O artista está na lista das 100 maiores vozes da MPB de todos os tempos, elaborada pela Revista Rolling Stone Brasil, e a mesma revista colocou a sua canção Meu Mundo e Nada Mais na lista das 100 maiores músicas brasileiras de todos os tempos.

Guilherme escreveu essa canção quando tinha apenas 16 anos, sete anos antes dela estourar, em 1976, no seu disco solo de estreia, que o colocou no topo das paradas e o fez conquistar o Brasil inteiro.

Além dela, outros de seus muitos hits de sucesso são: Amanhã, Planeta Água, Êxtase, Deixa Chover, Lindo Balão Azul, Brincar de Viver (parceria com Jon Lucien), Pedacinhos (Bye Bye, So Long), O Melhor Vai Começar, Cheia de Charme, Coisas do Brasil (parceria com Nelson Motta), Um Dia Um Adeus, Raça de Heróis, e Loucas Horas.

Guilherme Arantes é um dos homenageados do nosso podcast original Novabrasil, Acervo MPB. Clique e escute a audiobiografia completa, para saber mais sobre a vida e a obra desse artista genial.

Feliz Aniversário para o mestre Guilherme Arantes!

Leia mais sobre o cantor:

Guilherme Arantes opina sobre sucesso de “Cheias de Charme”