Um dos mais importantes e influentes festivais de música da Europa, o Primavera Sound, acontece pela primeira vez no Brasil em 2022. E, na última semana, a organização oficial do festival divulgou o line-up que – para a nossa alegria e orgulho! – conta com a grande musa da MPB, Gal Costa, entre as principais atrações.

 

Gal apresentará o seu clássico show Fatal, que deu origem ao antológico disco Fa-Tal – Gal a Todo Vapor, eleito pela revista Rolling Stone Brasil como o 20º melhor disco brasileiro de todos os tempos e que completou 50 anos de lançamento no ano passado. O álbum é o mais importante da carreira primorosa de Gal Costa e uma obra-prima da discografia brasileira.

 

Lançado pela gravadora Philips no fim de 1971, o disco é um registro ao vivo e sem filtros do show apresentado por Gal no mesmo ano – no Teatro Tereza Rachel, no Rio de Janeiro – e dirigido por Waly Salomão.

 

O LP duplo que consolidou Gal como musa da Geração do Desbunde e uma das principais vozes da contracultura brasileira, conta com 17 músicas e 19 faixas imortalizadas em quase 68 minutos de duração – com direção de produção e estúdio de Roberto Menescal.

 

Com clássicos imortalizados da música popular brasileira como – Coração Vagabundo e Como 2 e 2 (de Caetano Veloso), Falsa Baiana (de Geraldo Pereira), Sua Estupidez (de Roberto e Erasmo), Vapor Barato (de Jards Macalé e Waly Salomão), Dê Um Rolê (dos Novos Baianos Moraes Moreira e Luiz Galvão), Pérola Negra (de Luiz Melodia) e Assum Preto (de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) – o disco que foi gravado ainda sobre a pressão dos anos de ditadura militar e três anos depois do silenciamento forçado provocado pelo decreto do Ato Institucional nº 5, é, ainda hoje, impressionantemente atual. Por isso, sua importância em ser reapresentado em um festival como o Primavera Sounds.

Aqui nesta matéria especial que preparamos no ano passado, sobre os 50 anos do disco Fa-Tal – Gal a Todo Vapor, você conhece um pouco mais sobre a história do disco e o contexto em que ele foi lançado. E nesta outra, fizemos um panorama – faixa a faixa – das importantes canções que compõem o álbum.

Foto: Instagram | @galcosta

Além de Gal, outros grandes nomes da nossa música brasileira se apresentam no Festival, como Tim Bernardes, Hermeto Pascoal, Amaro Freitas, Terno Rei, Jovem Dionísio, Júlia Mestre, MC Dricka, Céu, Cynthia Luz, Liniker, Tuyo e Juçara Marçal.

 

O Primavera Sound São Paulo acontece do dia 31 de outubro até o dia 6 de novembro, sendo os dias 5 e 6 de novembro ao longo dos 400 mil metros quadrados do Distrito Anhembi e entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro com vários shows na capital paulista com o Primavera na Cidade. Para saber mais sobre o festival, clique aqui.