Ela, mineira; ele, carioca. Ela, Ternurinha; ele, Tremendão. Ela, de 1946; Ele, de 1941. Hoje é aniversário de dois dos maiores artistas de nossa música, responsáveis por um dos mais importantes movimentos musicais e de cultura de massa do país, que revolucionou o comportamento jovem brasileiro em meados dos anos 60. Estamos falando – claro – da Jovem Guarda, e de Wanderléa e Erasmo Carlos!

Wanderléa e Erasmo Carlos em turnê brasileira dos 40 anos da jovem guarda | Foto: Arquivo Pessoal/Revista Trip.

A Jovem Guarda foi responsável por introduzir a guitarra elétrica em canções brasileiras, assim como a Tropicália. A principal influência era o rock’n roll do final da década de 50, principalmente Elvis Presley e The Beatles, e o soul da Motown, famosa gravadora norte-americana.

O movimento – que unia música, moda e comportamento – deu origem a uma nova linguagem musical e comportamental no país e arrastava multidões. Além do sucesso dos hits e canções, todos queriam usar as roupas e falar as gírias dos astros da Jovem Guarda.

Wanderléa e Erasmo Carlos, em meados dos anos 70, no RJ | Foto: Arquivo Pessoal/Revista Trip.

Junto com Roberto Carlos, os dois aniversariantes de hoje – além de mudarem os rumos da música brasileira para sempre, influenciando uma geração de artistas que vieram depois – também apresentaram, entre os anos de 1965 e 1968, o programa televisivo Jovem Guarda, que foi um fenômeno de audiência e mídia na história do país.

Entre os maiores sucessos de Wanderléa, que completa 76 anos neste 05 de junho, estão: Ternura, de Rossini Pinto; Pare o Casamento, versão de Luís Keller; Prova de Fogo, de Erasmo Carlos; e Te Amo, de Roberto Corrêa e Sylvio Son.

 

Já Erasmo Carlos, que comemora seus 81 anos hoje, é – ao lado do parceiro Roberto Carlos – o principal compositor da Jovem Guarda e responsável por grandes sucessos da nossa MPB, muitos deles em parceria com Roberto, como: Coqueiro Verde, Mulher (Sexo Frágil), Mais um na Multidão, Eu Sou Terrível, Minha Fama de Mal, Sou uma Criança Não Entendo Nada e Gatinha Manhosa.

 

Viva Wanderléa e Erasmo Carlos, musa e muso do Iê-iê-iê e do rock’n roll! 

Celebramos hoje sua existência e mais um ano de suas vidas cheias de sucessos e realizações!