Hoje, 27 de maio, é dia de uma das maiores e mais importantes cantoras da música brasileira da atualidade: Ivete Sangalo.

Ivete Sangalo | Foto: Rafa Mattei/Instagram.

Um fenômeno e unanimidade no que diz respeito à potência vocal, carisma e presença de palco – além de ser uma das pessoas que mais vendeu discos e DVDs no Brasil – Ivete é uma artista completa: cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, atriz… uma verdadeira performer!

A baiana de Juazeiro, que completa 50 anos de idade hoje, alcançou o sucesso como vocalista da Banda Eva, espaço que ocupou com maestria entre os anos de 1993 e 1998, primeiro puxando foliões pelas ruas do Carnaval de Salvador e depois conquistando o Brasil inteiro. 

Com a Banda Eva, eternizou grandes clássicos como Me Abraça (de Jorge Xaréu e Roberto Moura); Arerê (de Gilson Babilônia e Alain Tavares); Beleza Rara (de Ed Grandão e Nego John), Eva (Versão de Marcos Ficarelli para a canção de Giancarlo Bigazzi e Umberto Tozzi); Carro Velho (parceria de Ivete com Ninha); e Vem Meu Amor (de Silvio e Guio); consagrando-se como um dos maiores nomes do carnaval da Bahia.

Em 1999, lançou-se em carreira solo e, desde então, transita por diversos estilos e lança um sucesso atrás do outro, mostrando toda a sua versatilidade musical e consagrando-se de vez como uma das maiores cantoras da música popular brasileira de todos os tempos, reconhecida nacional e internacionalmente.

Alguns desses hits são: A Lua Que Eu Te Dei (de Herbert Vianna); Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim (de Herbert e Paulo Sérgio Valle); Festa (de Anderson Cunha), Sorte Grande (de Lourenço Olegário); Quando a Chuva Passar (de Ramon Cruz); Na Base do Beijo (de Alain Tavares e Rita Mendes); Agora Eu Já Sei (da própria Ivete com Gigi); Flor do Reggae (de Ivete com Gigi e Fabinho O’Brian); Não Me Conte Seus Problemas (parceria da cantora com Camilo San Galo); e tantos outros.

 

Completando quase 30 anos de carreira, Ivete Sangalo já fez parcerias e se apresentou com outros grandes nomes da música brasileira como Herbert Vianna, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Carlinhos Brown, Maria Bethânia, Seu Jorge, Criolo e muitos outros.

Parabéns pra essa baiana arretada, dona dos nossos corações!

 

Quer saber mais sobre a vida e carreira de Ivete? Ouça agora no ACERVO MPB:

Ouça “IVETE SANGALO” no Spreaker.