Beth Carvalho é lendária, o samba brasileiro deve muito à cantora. Beth ajudou a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho. Com seu álbum “De pé no chão” apresentou uma nova forma de tocar samba para o povo brasileiro. E agora este mesmo álbum está prestes a ganhar um livro.
Disco histórico de Beth Carvalho ganha livro
O livro sobre o álbum icônico de Beth Carvalho fará parte da série “O livro do disco”, onde, em cada lançamento, um álbum é dissecado e contextualizado levando em conta a época e trajetória do artista.
A série foi criada em 2014 pela editora Cobogó. O disco “As Quatro Estações“, do Legião Urbana, foi um dos que ganharam uma história.
O livro de Beth está sendo escrito pelo jornalista e escritor Leonardo Bruno, que já é autor de diversos livros sobre samba. A previsão é que a obra seja lançada em setembro.
A importância do disco “De pé no chão”
O álbum “De pé no chão” foi determinante para o futuro do samba e um divisor de águas na carreira de Beth.
Foi com esse disco que a artista trouxe o ritmo dos membros do Cacique de Ramos para o estúdio.
Até hoje o álbum é bastante apreciado. E isso não é à toa, as músicas leves e dançantes fazem qualquer um ter vontade de levantar, sair sambando e ir viver a vida!
O álbum causou uma mudança bastante radical no samba brasileiro, mas não foi exatamente disruptivo.
Na verdade, apesar de variar nos ritmos, Beth preservou parte da tradição e usou toda sua inspiração em sambas de Cartola e compositores da Velha Guarda da Portela.

Beth Carvalho nos deixou em abril de 2019, mas seu legado segue vivo em cada pandeiro que é tocado e em cada samba que é sambado, do jeito certo, de pé no chão!