Beth Carvalho é lendária, o samba brasileiro deve muito à cantora. Beth ajudou a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho. Com seu álbum “De pé no chão” apresentou uma nova forma de tocar samba para o povo brasileiro. E agora este mesmo álbum está prestes a ganhar um livro.

Disco histórico de Beth Carvalho ganha livro

O livro sobre o álbum icônico de Beth Carvalho fará parte da série “O livro do disco”, onde, em cada lançamento, um álbum é dissecado e contextualizado levando em conta a época e trajetória do artista.

A série foi criada em 2014 pela editora Cobogó. O disco “As Quatro Estações“, do Legião Urbana, foi um dos que ganharam uma história.

O livro de Beth está sendo escrito pelo jornalista e escritor Leonardo Bruno, que já é autor de diversos livros sobre samba. A previsão é que a obra seja lançada em setembro.

A importância do disco “De pé no chão”

O álbum “De pé no chão” foi determinante para o futuro do samba e um divisor de águas na carreira de Beth.

Foi com esse disco que a artista trouxe o ritmo dos membros do Cacique de Ramos para o estúdio.

Até hoje o álbum é bastante apreciado. E isso não é à toa, as músicas leves e dançantes fazem qualquer um ter vontade de levantar, sair sambando e ir viver a vida!

O álbum causou uma mudança bastante radical no samba brasileiro, mas não foi exatamente disruptivo.

Na verdade, apesar de variar nos ritmos, Beth preservou parte da tradição e usou toda sua inspiração em sambas de Cartola e compositores da Velha Guarda da Portela.

Beth Carvalho, De pé no chão, Beth Carvalho De pé no chão, De pé no caixão ganha livro, Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, O livro do disco, Leonardo Bruno, Legião Urbana
“De pé no chão”, disco de Beth Carvalho, vira livro da série “O livro do disco”. | Foto: Reprodução.

Beth Carvalho nos deixou em abril de 2019, mas seu legado segue vivo em cada pandeiro que é tocado e em cada samba que é sambado, do jeito certo, de pé no chão!