Hoje é aniversário de uma das maiores musas da música popular brasileira: Marisa Monte.
Mesmo com a sua pouca idade para tal feito, a cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora tem quase 40 anos de carreira e já é influência e referência para uma geração de cantoras da nossa MPB que vieram depois dela.
Ver esta publicação no Instagram
Com sua afinação precisa, voz divinal, poderosa e sofisticada – e ao mesmo tempo suave e sensível – e seu apurado conhecimento musical e criatividade, a cantora carioca já vendeu mais de 10 milhões de discos e quase todos os álbuns que lançou ocuparam o primeiro lugar nas paradas de vendas brasileiras, além de ter alcançado sucesso internacional.
Marisa é considerada pela revista Rolling Stone Brasil como a quarta maior cantora brasileira, atrás somente dos ícones Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia e já ganhou diversos prêmios importantes, incluindo quatro Grammy Latinos.
Ver esta publicação no Instagram
Dois de seus discos estão na lista dos 100 Maiores Álbuns da Música Popular Brasileira da mesma revista: MM (de 1989, que ocupa a posição 62) e Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão (de 1994, na posição 87).
Versátil, Marisa tem uma relação fortíssima com o samba, principalmente com a Velha Guarda da Portela, sua escola do coração, mas também traz influências da música erudita (onde iniciou seus estudos de canto), do jazz, blues, soul, rock, black music e bossa nova.
O sucesso estrondoso da cantora começou antes mesmo dela lançar seu primeiro disco – MM ou Marisa Monte – em 1989. Na verdade, seu primeiro disco foi gravado ao vivo (o que é raro para um disco de estreia, mostrando toda a competência vocal e musical de Marisa), a partir do sucesso de seu show Veludo Azul, em 1987.
Entre as faixas, está seu primeiro grande hit, a clássica Bem Que Se Quis, versão de Nelson Motta para a canção E Po’ Che Fa, do compositor italiano Pino Daniele.
Em seguida, Marisa Monte lançou seu segundo disco, mais autoral, mostrando sua veia compositora e também reforçando seu estilo próprio.
Depois disso, lançou um grande sucesso atrás do outro e fez parcerias muito sólidas, como com Nando Reis e também com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, com quem formou, mais tarde os Tribalistas e lançou dois discos de sucesso, fazendo turnês pelo mundo todo.
São muitas as canções mais icônicas de Marisa Monte, como:
- Beija Eu;
- Ainda Lembro;
- Eu Sei (Na Mira);
- Na Estrada;
- Segue o Seco;
- Maria de Verdade;
- Magamalabares;
- Give Me Love;
- Amor I Love You;
- Não É Fácil;
- Não Vá Embora;
- Ainda Bem;
- Gentileza;
- A Sua,
- Vilarejo;
- Até Parece;
- Pra Ser Sincero;
- Não É Proibido;
- Verdade;
- Uma Ilusão;
- Depois, e tantas outras.
E Marisa não para de nos presentear com seu talento. No último ano, lançou o seu mais recente álbum de inéditas, o primeiro em 10 anos: Portas, com o qual está viajando em turnê nacional e internacional.
Feliz aniversário, Marisa Monte!
Leia também:
Marisa Monte apresenta Feliz, Alegre e Forte, último single do álbum Portas