Hoje é dia de celebrar a vida da cantora e compositora paulistana Céu.

Mesclando influências da MPB, do samba, do reggae, do hip-hop, do jazz, do afrobeat e do R&B em seu trabalho, Céu é uma das mais importantes artistas da música brasileira da sua geração.

Filha de Edgard Poças – maestro e compositor brasileiro, responsável pelos arranjos musicais e composições do grupo Balão Mágico e por diversas canções interpretadas por grandes nomes da nossa MPB – Céu entrou em contato com a música ainda muito jovem.

Surgiu no cenário nacional em 2005, com a estreia do seu primeiro disco, autointitulado Céu, em que ela é coautora de 12 das 15 faixas, e que lhe rendeu reconhecimento nacional e internacional, tendo sido uma das primeiras brasileiras a ser indicada ao Grammy Awards, na categoria Melhor Álbum de World Music Contemporânea.

Em 2009, seu segundo álbum, Vagarosa, também recebeu grande aclamação da crítica internacional. Depois, veio o disco Caravana Sereia Bloom (2012) e a turnê Catch on Fire, em que Céu interpretava o antológico disco de Bob Marley e The Wailers.

Já o seu quarto álbum, Tropix, de 2016, é o mais aclamado de sua carreira e rendeu à Céu dois Grammy Latinos: Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação. Já o seu quinto álbum, APKÁ, de 2019,  também venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

Foto: Instagram @ceu

No ano de 2021, Céu lançou dois álbuns: Céu – Ao Vivo, que comemora seus 10 anos de carreira com alguns dos seus grandes sucessos, e Um Gosto de Sol, seu primeiro disco exclusivamente como intérprete. Nele, a artista interpreta grandes clássicos que influenciaram sua carreira, celebrando nomes como Milton Nascimento, Rita Lee e Alcione.

Entre suas principais canções estão: Lenda (parceria com Alec Haiat e Graziella Moretto), Malemolência e 10 contados (parcerias com Alec Haiat), Cangote, Bubuia (parceria com Anelis Assumpção e Thalma de Freitas), Perfume do Invisível e Varanda Suspensa (com Hervé Salters).

Viva, Céu!

Assista a participação da cantora aqui no Mesa Pra Dois:

 

Confira os outros aniversários que rolaram essa semana:

Zéca Baleiro

Aniversário de Fortaleza