Na última sexta-feira, dia 1º de julho, Dia Internacional do Reggae, (e coincidente o nome de uma música composta especialmente para Cássia Eller, por Renato Russo, sobre a qual contamos a história aqui), foi ao ar – em todas as plataformas de streaming – o primeiro volume do projeto Cássia Eller Reggae.

O lançamento ganha também um clipe de O Segundo Sol, em releitura interpretada por Gilberto Gil.

A composição de Nando Reis fez muito sucesso na voz de Cássia em disco produzido também por Nando em 1999: Com Você o Meu Mundo Ficaria Completo. E ninguém como o agora octogenário baiano, que é uma espécie de embaixador do reggae no Brasil para desempenhar esse papel.

Foi Gil quem trouxe influências do gênero jamaicano para a música brasileira quando voltou do seu tempo no exílio, em Londres, por conta da Ditadura Militar.

Falando em Nando Reis, o grande amigo e parceiro de Cássia não poderia ficar de fora desse projeto. Ele interpreta a faixa que abre o álbum, Lanterna dos Afogados, composição de Herbert Vianna que estourou na voz da cantora em seu terceiro disco, de 1994.

Chico Chico, cantor e compositor filho de Cássia, participa do álbum – claro! – interpretando a canção Coronel Antônio Bento, composição de  Luiz Vanderley e João de Barro, que fez muito sucesso na voz de Tim Maia – em 1970 – e, depois, foi regravado com maestria por Cássia também em 1994. Quem divide os vocais com Chico Chico é Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi.

Já a percussionista Lan Lanh, que acompanhou Cássia por muito tempo e era muito amiga da cantora, divide os vocais de Amor Destrambelhado com Márcio Mello. A faixa composta pelos dois artistas foi gravada por Cássia em 1998, no seu disco Veneno Vivo.

Toni Garrido empresta a voz para interpretar a canção Palavras ao Vento, composição de Marisa Monte e Moraes Moreira que foi um super hit na voz de Cássia, quando a cantora a lançou em 1999.

Malandragem, um dos maiores clássicos na voz de Cássia, que foi composto por Frejat e Cazuza em um primeiro momento para Ângela Ro Ro, que recusou a canção por se achar já muito madura para cantar “Quem sabe ainda sou uma garotinha”.

A dupla então pensou em Cássia Eller, que prontamente aceitou lançá-la em 1996, no seu álbum ao vivo. Em Cássia Eller Reggae, quem interpreta a canção é a cantora e compositora baiana Margareth Menezes.

E para fechar o disco com chave de ouro, Zé Ricardo canta O Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você), composição de Nando Reis feita especialmente para Cássia para o disco de 1999.

O projeto Cássia Eller Reggae conta com a produção do baixista Fernando Nunes – que acompanhou Cássia por muito tempo – em parceria com Sergio Fouad. Fernando também produziu Jah-Van: Djavan Goes to Jamaica, álbum que levou hits do artista alagoano ao gênero jamaicano, em 2018.

Confira trechos de cada faixa: