Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o conhecido Rodízio de Carne ou Rodízio de Churrasco.

Você sabia que o Rodízio de Carne, ou Rodízio de Churrasco, é uma invenção totalmente brasileira?

Rodíziode Churrasco ou Espeto Corrido é uma invenção brasileira! | Foto: Divulgação/ churrascariameinhaus.

Rodízio de churrasco nasceu nas estradas brasileiras

Sim! Aqueles tradicionais restaurantes em que pagamos um valor fixo, nos sentamos à mesa e os garçons vão passando com bandejas diversas, nos oferecendo picanha, fraldinha, maminha, alcatra, linguiça, entre outras carnes, que eles fatiam na hora e das quais nós podemos pegar à vontade com uma espécie de pinça – são uma criação nacional!

Esse estilo único de comer carne foi criado na região Sul do Brasil, lá na década de 1960, e – inicialmente – existia nas margens das estradas e rodovias, perto dos postos de combustível, para alimentar (e muito bem!) os caminhoneiros nos intervalos de suas longas viagens, ou mesmo aos viajantes que seguiam de uma cidade para a outra.

Espeto Corrido

Nesta época, o que hoje chamamos de rodízio era chamado de Espeto Corrido, nome que ainda prevalece em alguns locais da região Sul.

Foi uma forma prática que os estabelecimentos encontraram de conseguir servir a grande quantidade de clientes que chegavam ao mesmo tempo para almoçar e não errar os pedidos de cada um: oferece de tudo para todo mundo!

Agora com buffet

Na década de 70, adicionou-se ao rodízio de carne o buffet fixo, onde ficam as saladas e acompanhamentos do churrasco e para onde os clientes se dirigem para pegarem o que quiserem. Na década seguinte surgiu aquele famoso sinalizador de vermelho ou verde, para o cliente avisar aos garçons se quer que continue passando carne em sua mesa ou não.

E os cortes de carne também foram se aprimorando e cada vez mais novos e variados tipos foram chegando ao sistema de rodízio dos restaurantes. Além claro, dos acompanhamentos, que – além do tradicional arroz, farofa, batatinha, queijo coalho e pão de alho, foram ganhando novas e incrementadas opções. 

A ideia foi agradando cada vez mais e – aos poucos – os rodízios foram deixando de ocupar apenas as beiras de estradas da região sul do país e passaram a ser montados nas cidades do Brasil inteiro, virando uma paixão nacional.

Hoje, esse tipo de estabelecimento já foi até exportado para fora e existe em países do mundo inteiro!

Leia também:

BRASIL COM S – Pastel e Caldo de Cana