Novabrasil agora tem ‘Selo IGUAL’ 

Mais uma conquista! A Novabrasil é a primeira rádio do Brasil a receber o ‘Selo IGUAL’ da Woman’s Music Event – que reconhece e destaca iniciativas que promovem a equidade de gênero no mercado da música – uma notícia que muito nos orgulha enquanto instituição brasileira.

O ‘Selo IGUAL’ visa gerar paridade de gênero em line-ups, equipes de empreendimento musicais e de comunicação que atuam em projetos de música e em atividades correlatas por todo o país.

São aptos a receber o selo: festivais, festas, clubs, casas de shows, associações e outras empresas que tenham pelo menos metade de suas equipes compostas por mulheres, pessoas não-binárias e/ou trans, considerando a área artística e também a produção.

Somos a primeira rádio a receber o ‘Selo IGUAL’ da WME.

MAIS MODERNA E MAIS BRASILEIRA

A Novabrasil está há 22 anos no mercado de comunicação, celebrando tudo que nos faz brasileiros, a nossa brasilidade – que envolve principalmente a cultura, o modo de ser e a música. Assumimos a diversidade das formas afetivas de ser brasileiro, aquelas que nos tornam únicos através da originalidade, do entretenimento, cidadania, educação e prestação de serviços.

A MPB está em nosso DNA. Da mesma forma em que esta segue se modernizando a cada ano, é nossa missão, enquanto canal, acompanhar essa evolução. Não é à toa que somos “mais moderna e mais brasileira” – além de um lema, enxergamos como norteador de nossos caminhos no mercado.

Ser a primeira rádio brasileira a conquistar o ‘Selo IGUAL’ vai além do reconhecimento de estarmos no caminho certo. É, também, um desejo de que outras empresas do nosso setor tenham o mesmo compromisso. São pequenas iniciativas que transformam.

 

POR QUE PRECISAMOS DE EQUIDADE DE GÊNERO?

Para entender o porquê é extremamente importante iniciativas que promovam a equidade de gênero no mercado, precisamos olhar os dados e refletir sobre os mesmos.

  • No ranking dos “100 autores com maior rendimento” em todos os segmentos de execução pública nos últimos cinco anos, a média de participação feminina foi de apenas 4%. Em 2020, apenas duas mulheres figuraram no ranking dos 100 autores com maior rendimento em direitos autorais. (Fonte: Relatório – O que o Brasil Ouve [Edição Mulheres na Música]);
  • 84% das profissionais já foram discriminadas por ser mulher (Fonte: DATA Sim 2020);
  • 79% já sofreram discriminição de gênero (Fonte: Relatório Por Elas Que Fazem a Música [UBC 2021]).

 

‘SELO IGUAL’: SOBRE A WME – WOMAN’S MUSIC EVENT

Idealizado pela jornalista de música Claudia Assef e pela gestora de carreiras, pesquisadora e curadora musical Monique Dardenne, a plataforma WME – Women’s Music Event atua ativamente para aumentar o protagonismo das mulheres na música, com iniciativas que colocam essas profissionais no centro de tudo, desde 2016.

O que nasceu como uma comunidade logo se desdobrou em outras iniciativas. Juntas, Claudia e Monique criaram:

  • O WME Awards by Music2!: único prêmio brasileiro totalmente dedicado às mulheres e que tem como sócia a empresária Fátima Pissarra; 
  • A WME Conference: uma conferência que promove o debate sobre o mercado a partir da ótica feminina por meio de painéis, oficinas, masterclasses, shows e pitches;
  • E o Banco de Profissionais WME: aplicativo que conecta artistas e profissionais da música com as pessoas contratantes.

Em cinco anos, o WME tem promovido transformação a partir da premissa de que as mulheres precisam ser contratadas, uma vez que o mercado ainda invisibiliza essas profissionais. 

Para dar continuidade ao propósito de tornar a indústria musical mais plural e polifônica, em 2021 o WME lançou o Selo IGUAL, chancela que reconhece as iniciativas que contribuem para a equidade de gênero na indústria da música. 

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