Hoje é aniversário do grande sambista, cantor e compositor carioca Zeca Pagodinho!

O artista começou sua carreira nas rodas de samba dos bairros de Irajá – onde nasceu – e Del Castilho – onde cresceu – no subúrbio do Rio.

No início dos anos 80,  teve sua primeira música – Amargura, em parceria com o flautista Cláudio Camunguelo, gravada no segundo disco do grupo Fundo de Quintal. A aproximação com o grupo leva Zeca para perto de Beth Carvalho, que torna-se sua madrinha e grava o seu primeiro grande sucesso: Camarão que Dorme a Onda Leva, em 1983.

Em 1985, com o pagode se preparando para estourar no Brasil, Zeca participa da coletânea Raça Brasileira, com suas canções Mal de Amor, Garrafeiro, A Vaca e Bagaço da Laranja. No ano seguinte, lança seu primeiro disco solo, com grandes sucessos como Coração em Desalinho e Brincadeira tem Hora, atingindo a marca de um milhão de cópias vendidas e já consagrando-se com um dos maiores sambistas da história do Brasil e influenciando uma geração que vei depois.

Nos anos seguintes lança outros sucessivos grandes sucessos em sua voz como Vou Botar teu Nome na Macumba, Verdade, Deixa a Vida Me Levar, Vacilão, Jura,  Ogum e Faixa Amarela.

No ano passado, com quase 40 anos de carreira, Zeca foi empossado Imortal da recentemente criada Academia Brasileira de Cultura, por sua contribuição para a música e a cultura popular brasileira.

Viva, Zeca Pagodinho!