Oi! Eu sou Roberta Campos e te convido a entrar comigo no MULTIVERSOS 🪐 – a coluna que te levará aos diversos universos que uma canção pode ter. Hoje, vamos decolar para o universo da canção ‘Bem que se quis’ de Marisa Monte.

Essa é uma versão em português feita por Nelson Motta de “E Po’ Che Fa” – composta e interpretada pelo cantor e compositor italiano Pino Daniele, lançada em 1982. 

Quando lançada por Marisa, ‘Bem que se quis‘ se tornou um enorme sucesso no Brasil, sendo a música mais tocada naquele ano, estando também na trilha sonora da novela “O Salvador da Pátria” em 1989, da Rede Globo.

Posteriormente, a canção também foi incluída nas novelas “O Rebu” de 2014 e “Verão 90” de 2019.

Certa vez, Nelson Motta comentou em uma entrevista que quando terminou a letra da música e mostrou pra Marisa, ela não quis gravá-la. Depois de algum tempo trabalhando com a cantora, ele a ofereceu para que ela cantasse nos shows.

Foi aí que a atriz Lúcia Veríssimo conheceu a canção e pediu ao diretor Paulo Ubiratan que a música fosse tema de sua personagem, fazendo assim parte da trilha sonora da telenovela. 

Lucia Veríssimo em “O Salvador da Pátria” de 1989 | Foto: Bazilio Calazans/Globo.

Com o sucesso estrondoso da canção, diversos covers foram feitos ao longo das décadas. Incluindo os cantores Emílio Santiago, Nelson Gonçalves, Wilson Sideral, a banda de pagode Exaltasamba e o cantor Silva. É uma canção que não pode faltar nos shows de Marisa Monte.

Gostou de entrar nesse MULTIVERSO?

Te convido a acompanhar a coluna, toda terça-feira, no programa Radar

Espero você! 🪐