Vamos parar um pouquinho e refletir sobre sua saúde? Eu sou a Renata Meiga, médica de família e paliativista. Estou aqui para o seu momento de ÁUDIO-CUIDADO 💓– a nova coluna da Novabrasil para te ajudar a cuidar mais de você.

Na semana passada, falamos sobre a pílula magica para o sucesso. Sobre nos desresponsabilizarmos pelos nossos próprios processos de vidas.

Hoje eu te convido a pensar nas suas “velhas desculpas” . Isso mesmo… sabe aquela desculpa que você transformou em sentença máxima da sua vida?

“Mas pra frente eu quero mexer nisso, hoje eu não tenho tempo.” 

“Assim que acabar a faculdade eu vou começar”.

“Assim que eu for promovido, vai sobrar dinheiro para olha para aquilo”

“Deixa só chegar as férias que eu penso nisso”.

Se reconheceu em alguma dessas falas? Então. Essas são as velhas desculpas. E tá tudo bem, eu dou e você também dá. Quase todo mundo dá, quase todo dia.

Mas, dar luz a este hábito ruim que nos paralisa é o primeiro passo para uma mudança real e consistente em nossas vidas.

Não se adie! Pode ser que o amanhã nunca vire o agora. Pode ser que no amanhã você não seja mais a sua melhor versão. Pode ser que o amanhã fique tão para amanhã que você nem lembre mais quem é você.

E sabe porque é que a gente não muda? Porque a gente acredita que para mudar é preciso demandar muito tempo e muita energia. Mas, se você parar para pensar quase todos os nossos hábitos foram conquistados na repetição de momentos curtos. Foi assim que a gente aprendeu a falar, a andar, comer e a cantar.

Sabe qual a diferença entre o aprendizado dessas ações com as novas mudanças que você deseja implantar na sua vida?

É que naquela época você era criança e não se julgava. Naquela época estava tudo bem errar e começar de novo. Estava tudo bem repetir mil vezes até se sentir capaz.

Então o convite que eu te faço hoje é: mude como uma criança…de pouquinho em pouquinho, repetidas vezes. Seja imperfeito, ria de si mesmo. Não se importe tanto, não dê tanto peso as coisas. Estabeleça minúsculas metas, mas estabeleça todo dia.

Aos pouco a mudança vem, de forma leve e coerente!

E aí, a gente vai perceber que se comprometer conosco é se libertar de todas as nossas velhas desculpas.

Ficou com alguma dúvida sobre o papo de hoje ou gostaria de compartilhar alguma experiência pessoal? Pode mandar no @novabrasil ou no @renata_meiga no Instagram e vamos conversar.

Um grande abraço, muito tempo e muita saúde na sua vida e até semana que vem! 💓

Vamos refletir sobre o seu tempo?