O Papo de Música é a essência do próprio nome, uma conversa sincera, leve e cheia de curiosidades, conduzida por Fabi, com artistas ligados a música. Os dois convidados para o Papo de Música foram: Xênia França e Djavan.
As entrevistas vão ao ar todo domingo, às 7h, na rede Novabrasil FM, toda segunda, meio-dia, nas plataformas de streaming de áudio nos perfis da Novabrasil FM e da VIVO e toda terça, também ao meio dia, com exclusividade no canal Papo de Música.
Djavan
Um dos cantores vistos como “semi deuses” da cultura brasileira, Djavan é referência de diversidade musical, sofisticação harmônica e amor ao palco. Ele também se alimenta desses valores, inspirando fãs e outros artistas. Este ano, o cantor reafirmou seu lugar de referência com o lançamento do 26º álbum de estúdio, D, e fala sobre todos esses temas em mais um episódio do Papo de Música com a jornalista e apresentadora Fabiane Pereira.
Criado por mãe solo, Virgínia Viana, ao lado de dois irmãos e dois primos, em Maceió, Djavan conta que ter crescido ouvindo diferentes estilos de canção ainda reverbera nos seus mais de 40 anos de carreira.
“Um amigo do meu pai me mostrou uma variedade quando eu tinha 14 anos. Ouvia Luiz Gonzaga, Ary Lobo, Ângela Maria, Dalva de Oliveira, cantoras que minha mãe amava. Então vieram os Beatles, num período em que também escutava bossa nova. Foi essa riqueza, que, desde sempre, trago em mim, com a curiosidade pela diversificação musical. Até hoje meu trabalho é baseado nisso”, ele afirma.
Xênia França
Quando era pequena, Xênia França prestava atenção tanto nas músicas quanto no silêncio que atravessavam a vida dela em Camaçari, polo industrial da Bahia. Ao se tornar cantora, ela trouxe esses elementos e outras referências artísticas, como Olodum, Gilberto Gil e Fafá de Belém, para enriquecer o próprio trabalho.
Xenia França, que fez parte do grupo Aláfia e lançou neste ano o segundo álbum solo, Em Nome da Estrela, conta a Fabi sobre como Letieres foi um mestre para ela, guiando seu entendimento sobre a musicalidade que poderia expressar para o mundo.
O Papo de Música, neste ano, homenageia o maestro baiano Letieres Leite, criador da Orkestra Rumpilezz.
Ouça os podcasts completos de Djavan e Xênia França aqui:
Temporada inteira com artistas pretos da música
A temporada inteira tem a presença ilustre de artistas pretos da música brasileira, uma homenagem a Letieres Leite, músico e maestro, criador da Orquestra Rumpilezz, que faleceu no ano passado, vítima de Covid.
“Letieres dizia que ‘toda música brasileira é afro-brasileira’ e foi a partir dessa frase que idealizei essa temporada de entrevistas do canal”, conta a apresentadora.
Ao todo, serão 19 episódios, sendo 16 deles transmitidos na rádio e três exclusivos no YouTube (estes irão ao ar no mês de novembro em homenagem ao mês da Consciência Negra).
Os próximos episódios são com Luedji Luna, Leci Brandão, Russo Passapusso, Jup do Bairro, Teresa Cristina e MC Tha. As conversas que já foram ao são Alaíde Costa, Jorge Aragão, Martinho da Vila, Sandra de Sá, Chico Brown e Liniker.