“Meu cachorro lambe muito as patas. O que fazer?”

Olá, AU-migos! 🐶 🐱 Este é o AUDIO-CARAMELO – a coluna dedicada aos nossos melhores amigos, os pets. Toda segunda-feira, no Mesa pra Dois, eu, Kathi Drisner, Educadora e Comportamentalista Canina, vou trazer dicas, curiosidades e informações importantes para deixar a vivência da sua ou seu tutorado. Nesta semana, vamos falar sobre lambedura em excesso nas patas.

Essa é uma dúvida da nossa ouvinte Ana Mourão, de Mogi das Cruzes – SP.

Lamber é um comportamento comum, e natural dos cães, mas quando em excesso pode ser sinal de algum desequilíbrio.

As lambeduras ocasionais são normais para os cães, e em muitos casos elas funcionam como parte do seu processo de auto-limpeza, especialmente quando eles entram e relaxam em casa depois de um passeio, por exemplo.

Mas, se o seu cão lambe as patas com frequência e intensamente, pode ser um sinal de que algo está errado.

Veja algumas questões que podem estar relacionadas a lambedura:

Lesões: O primeiro passo a ser dado, especialmente se a lambedura começar de repente e se concentrar em uma pata, é examinar as patas para garantir que não haja nenhuma lesão, como uma unha machucada, algum corpo estranho como espinho, ou algo preso entre os coxins (as almofadinhas das patas).

Verifique atentamente as unhas, entre os dedos dos pés e a parte superior dos pés. Seu cão pode ter machucado a pata pisando em algo afiado, andando em calçadas quentes, ou até mesmo ter sido picado por algum inseto.

Alguns desses problemas podem ser aliviados com um simples tratamento de primeiros socorros, enquanto outros podem exigir tratamento de um veterinário.

Dermatite: A lambida pode ser devido a uma condição da pele (dermatite), que geralmente é o resultado de problemas bacterianos, alergias ou sensibilidades alimentares.

Seu cão pode desenvolver dermatite sendo alérgico a produtos de limpeza usados em sua casa, ou até mesmo a certos tipos de grama, areia, ou ervas daninhas. Manter a higiene das patas do cachorro quando chegar em casa, e fazer a limpeza com produtos próprios para pets pode ajudar.

Alergias alimentares: As alergias alimentares são conhecidas por causar coceira nas patas e corpo, causando vermelhidão. Seu veterinário pode sugerir uma dieta especial ou eliminação de certos ingredientes na comida do seu cão para tentar aliviar o problema.

Parasitas: Infecções por parasitas, como pulgas ou sarna, podem causar muita coceira nas patas. Consulte seu veterinário para um tratamento adequado caso ele esteja infestado, e mantenha sempre seu animal protegido de acordo com o porte e idade do animal.

Dor: Um cão que está com dor devido a artrite ou outras condições pode lamber as patas. Mesmo que a dor esteja em outro lugar do corpo, alguns cães lidam com ela lambendo uma pata da frente continuamente. Isso requer diagnóstico e tratamento por um veterinário.

Problemas comportamentais: E por fim, se você e seu veterinário descartaram todos os problemas acima, seu cão pode estar sofrendo de tédio ou um problema comportamental, como ansiedade.

Em alguns casos eles podem desenvolver comportamentos compulsivos, que incluem essas lambidas de patas.

Para tentar entender e chegar a esse diagnóstico, avalie a rotina do seu animal, tente levar seu cão para mais passeios, corridas e brincadeiras com você e com outros cães para consumir mais energia mental e física. Dê a ele brinquedos interativos, roedores, é caprichar no enriquecimento ambiental.

Se você acha que a ansiedade, como o medo de ruídos ou a ansiedade de separação, pode estar fazendo com que ele lamba as patas, uma rotina mais dinâmica e divertida pode ajudar, mas se os sintomas persistirem, busque a ajuda de um profissional comportamentalista.

E aí, tem alguma dúvida sobre o assunto?

Manda pra gente no @novabrasilfm ou para @kathidrisner no Instagram que eu respondo.

BEIJOS, ATÉ MAIS! 🧡