Olá, AU-migos! 🐶 🐱 Este é o AUDIO-CARAMELO – a coluna dedicada aos nossos melhores amigos, os pets. Toda segunda-feira, no Mesa pra Dois, eu, Kathi Drisner, Educadora e Comportamentalista Canina, vou trazer dicas, curiosidades e informações importantes para deixar a vivência da sua ou seu tutorado. Nesta semana, vamos te ajudar a entender os motivos do seu cachorro passar mal no carro.

Geralmente, existem duas razões para os cães ficarem enjoados quando andam de carro, e elas podem ser físicas ou psicológicas, e às vezes as psicológicas podem causar sintomas físicos. 

Mas é possível reverter essa situação e causar uma emoção positiva do seu cachorro em relação aos passeios de carro.

Assim como nos humanos, o desconforto, excesso de salivação e até enjoo e vômitos está relacionado ao senso de equilíbrio. Esse mal estar é mais comum em filhotes, assim como é mais frequentemente visto em crianças pequenas, e isso acontece porque as estruturas no ouvido interno usadas para o equilíbrio ainda não estão totalmente desenvolvidas. 

Os cães também podem sofrer de ansiedade relacionada ao carro. Se, por exemplo, as primeiras viagens de carro do seu cão resultarem em enjoo e vômito, ele pode começar a associar o carro a esta sensação. Ou também outra possibilidade, é que o cão pode associar o carro com coisas desagradáveis ou traumáticas, e isso ocorre quando ele passeia de carro apenas para ir aos banhos e veterinário, por exemplo.

Independente da causa, é possível mudar a percepção do seu cão com o carro e os passeios e viagens não serão mais uma tortura para o pet, e parada certa no lava-rápido.

Comece tornando o passeio de carro mais confortável para o seu animal, ajuste a posição que ele vai ficar e o que seu cão vai ver. Tente colocar o seu cão preso no assento do meio, ao cinto ou em uma cadeira pet de carro, para que ele possa direcionar a sua visão para frente ao invés da lateral do carro, onde as coisas ficam passando de forma rápida.

Abaixe as janelas do carro, mesmo que só alguns centímetros, o ar fresco e o carro ventilado podem ajudar a reduzir os enjoos. 

Restrinja a ingestão de alimentos do seu cão antes de viajar, mas não restrinja o acesso à água. 

Compre um brinquedo especial que você só dá ao cachorro no carro, isso pode ajudar a associar a viagem de carro a um condicionamento divertido.

Veja uma dica de treino para você praticar com seu cachorro e ele amar andar de carro.

  • Comece colocando o filhote no carro com você por alguns minutos por dia. 

Não ligue o carro ou dirija para qualquer lugar, apenas sente-se em silêncio, elogiando gentilmente, você pode até mesmo oferecer a alimentação do animal dentro do carro.

  • Depois de alguns treinos com o carro parado e o seu cão se mostrar confortável em estar dentro dele,  tente ligar o carro e deixá-lo funcionar por alguns minutos, mas sem andar, e faça disso um momento feliz. Em seguida, desligue o carro e saia. Faça isso algumas vezes, e sempre respeite os limites do animal, para que ele não sinta desconforto nesse processo. 
  • Aumente lentamente o desafio, começando com pequenas saídas, até que você possa fazer viagens curtas para algum lugar que seu cão goste, para ele associar ainda mais o carro com consequências positivas.

Embora muitos cachorros superem o enjoo, alguns são propensos a isso ao longo de suas vidas, e nesses casos os treinos e o gerenciamento do passeio e do carro podem ajudar o cão a tolerar essas saídas, mas se os sintomas persistirem de forma intensa, como vômitos e salivação, consulte seu veterinário de confiança para que ele entenda e sugira uma medicação que seja a ideal para o seu pet.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem alguma história para dividir com a gente? Manda no @novabrasilfm ou para @kathidrisner no Instagram que eu respondo.

Beijos e até mais !