BRASIL COM S – Frescobol
BRASIL COM S – Frescobol
Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o Frescobol. A cara do Brasil, o Frescobol é um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro, da década de 50. A criação do Frecobol Acredita-se que ele seja uma derivação do tênis de praia, mas sem área delimitada e com um jogo de … Continued
Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o Frescobol. A cara do Brasil, o Frescobol é um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro, da década de 50.
A criação do Frecobol
Acredita-se que ele seja uma derivação do tênis de praia, mas sem área delimitada e com um jogo de cooperação entre os dois ou mais jogadores envolvidos, e não de competição, como no tênis.
A raquete de madeira foi criada para não ser corroída pela maresia da praia, o que acontecia com as raquetes tradicionais.
As primeiras competições locais de Frescobol foram nos anos 80
Nos anos 80, surgiram as primeiras competições locais, no estado do Rio de Janeiro e, em 1994, ocorreu o primeiro circuito nacional de Frescobol, formando federações em outros estados do Brasil como São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Foi nesta ocasião que as primeiras regras do Frescobol foram instituídas.
As modalidades do Frescobol
Existem várias modalidades no Frescobol. Ele pode ser jogado:
- da forma Livre: em que os jogadores precisam manter a bola em movimento o durante o maior tempo possível;
- da forma Veloz: em que, a partir de um tempo dado de 1 minuto, a dupla deve rebater a bola o maior número de vezes possível;
- ou na modalidade Radical; em que a bola deve ser mantida aérea durante todo o tempo da apresentação e os atletas devem atacar de maneiras diversas.
Existe também a modalidade Especialista, em que, ao se apresentar, a dupla elege o especialista em ataque e o especialista em defesa. O especialista em ataque deve executar os movimentos de modo bastante diversificado e, como em outras modalidades, deve manter a bola no ar o maior tempo possível.
Do Brasil para o mundo!
Mas você não precisa ser um jogador profissional para praticar o Frescobol! Qualquer um que tiver um par de raquetes de madeira, uma bolinha e uma pessoa para ser sua dupla pode praticar o esporte, que além de divertido faz super bem para a saúde.
Praticantes amadores e jogadores profissionais têm disseminado a prática do esporte em outros países e o Frescobol tem se difundido pelo mundo todo.