
Roberto Menescal ganha biografia
Roberto Menescal ganha biografia
Prestes a completar 83 anos e com mais de 400 músicas gravadas no mundo inteiro, Roberto Menescal é um dos nomes fundamentais da música brasileira, sobretudo por ter contribuído como compositor para o cancioneiro da Bossa Nova. Ou seja, tem um papel mais que relevante na música popular brasileira e dono de sucessos como … Continued


Prestes a completar 83 anos e com mais de 400 músicas gravadas no mundo inteiro, Roberto Menescal é um dos nomes fundamentais da música brasileira, sobretudo por ter contribuído como compositor para o cancioneiro da Bossa Nova. Ou seja, tem um papel mais que relevante na música popular brasileira e dono de sucessos como O barquinho (1961), Rio (1963) e Você (1964) todos compostos em parceria com o amigo Ronaldo Bôscoli (1928 1994).
Veja também:
Nana Caymmi lança disco orquestral cantando Tom & Vinicius
João Bosco e Hamilton de Holanda lançam disco que contempla o samba
Clara Nunes e o amor maternal da irmã viram tema de livro de memórias familiares
Elba Ramalho anuncia disco com faixas registradas em show ao vivo
Marisa Monte anuncia projeto ‘Cinephonia’
O cantor e compositor, Roberto Menescal, ganhou uma biografia escrita pela jornalista, pesquisadora e historiadora Claudia Menescal, prima do artista.
Título: Roberto Menescal Um arquiteto musical
Veja também:
Autora: Claudia Menescal
Editora: Futurama
No mundo musical, Menescal também fez carreira atuando como diretor artístico da gravadora Philips na década os anos 1970 em que a companhia fonográfica concentrava as maiores estrelas da MPB.
A narrativa desta biografia, escrita pela prima, pincela a vida de Roberto Menescal, com histórias, curiosidades, fatos e linhas do tempo. No entanto, o texto de Claudia Menescal, autora da biografia, se aproxima mais do formato de alentado perfil cronológico do artista, com foco na vida profissional. Dessa forma, para os fãs de Roberto, pode faltar uma consistência esperada de toda biografia ou aprofundamento na vida, família e amores do artista.
Sendo assim, entremeada com depoimentos (aparentemente reproduzidos sem edição) de artistas e amigos que tiveram os caminhos cruzados com o parceiro de Chico Buarque em Bye bye Brasil (1979), Roberto Menescal Um Arquiteto Musical é a chamada biografia chapa branca, segundo especialistas, que glorifica o biografado sem procurar mostrar a complexidade inerente à vida de todo ser humano.
Em alguns capítulos é possível acompanhar a trajetória de Menescal e contato com artistas como Elis Regina, Nara Leão e Maysa. Bem como, fora dos escritórios da gravadora Philips, a partir dos anos 1980, Menescal deu continuidade à trajetória ainda em curso em discos e shows divididos com cantoras como Leila Pinheiro e Wanda Sá.
Não vivo do passado. Tenho saudade é do futuro. Mas achei o máximo a ideia de organizar esses registros em livro para que a memória não se perca, afirma Menescal, que apoiou a iniciativa desde o início.
Texto: Kaike Bersot