Hoje, dia 28 de junho, é celebrado no mundo inteiro o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Ninguém vai poder querer nos dizer como amar.

Consideramos justa toda a forma de amor.

Qualquer maneira de amor vale a pena.

Qualquer maneira de amor vale amar.

Dia de – cada vez mais ativamente – reforçarmos a importância do combate à homofobia e da construção de uma sociedade igualitária e livre de preconceitos. Dia de celebrar, com muito orgulho, toda a comunidade LGBTQIA+.

A data foi instituída depois de um episódio marcante na luta da comunidade LGTBQIA+ pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Stonewall Inn foi um bar em Nova York, muito popular entre a comunidade LGBTQIA+ nos anos 60, que sofreu ataques homofóbicos de policiais, no ano de 1969.

Nos dias que se passaram, os frequentadores do bar se uniram em protestos seguidos contra a violência e a discriminação que sofreram, iniciando uma verdadeira rebelião, na luta por respeito e igualdade.

Desde então, essa luta torna-se cada vez mais legítima, importante e necessária. 

26ª Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo | Foto: Pedro Magalhães Rodrigues/Parada SP.

O Brasil tem dados alarmantes sobre o tema. Somos o país que mais mata pessoas da comunidade LGBTQIA+ no mundo. Pelo menos 316 pessoas LGBTI+ morreram no Brasil por causas violentas em 2021, segundo um levantamento do “Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+”. Se faz extremamente necessário que falemos cada vez mais sobre o tema e coloquemos medidas em práticas não somente neste mês, mas durante todo o ano.

Viva o amor e o respeito. Viva o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+Para que todas as vozes LGBTQIA+ sejam ouvidas. Com muito orgulho de serem quem são. Pelo direito à liberdade. Pelo direito de existir.

Preparamos uma playlist com clássicos da MPM que falam do orgulho LGBTQIA+ com nomes como, Glória Groove, Liniker, Lulu Santos, Marina Lima, Milton Nascimento, Chico Buarque, Criolo, Ney Matogrosso, entre outros.

Leia também: 

Orgulho LGBTQIA+ é tema do ‘Novas Conversas’ da semana