Como surgiu o Dia Internacional da Lua
O Dia Internacional da Lua é celebrado anualmente no dia 20 de julho e foi implementado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 9 de dezembro de 2021.
A data escolhida celebra o aniversário da chegada do homem à Lua, em 1969, quando – em 16 de julho – a Apollo 11 foi lançada às 9h32m na base de lançamento 39, no Cabo Kennedy.
Essa nave espacial levava consigo o módulo lunar Eagle (Águia). Às 17h17m, horário de Brasília, do dia 20 de julho de 1969, a base da Nasa recebeu o primeiro contato dos dois astronautas que primeiramente pisaram na Lua: Neil Armstrong e Edwin Aldrin.
Armstrong foi o autor da primeira pegada na superfície lunar e declarou que pisar a Lua representava “Um pequeno gesto para o homem e um grande passo para a humanidade”. O investimento total para que o feito acontecesse girou em torno de 136 bilhões de dólares e mobilizou cerca de 400.000 pessoas.
A data criada em 2021 tem como objetivo promover a utilização pacífica do espaço exterior por meio da cooperação internacional, no sentido de serem desenvolvidos esforços para que não haja uma corrida ao armamento no espaço sideral.
A data procura também alertar para outras situações, como a questão do lixo espacial e os problemas que ele acarreta.
A Lua e a música
A Lua é o único corpo celeste para além da Terra no qual os seres humanos já pisaram. É também o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar.
Para além dessas questões, a Lua é um espetáculo à parte. Quem não gosta de admirar uma bela lua no céu, ou tomar um banho de luar?
Bom, muitos dos compositores e compositoras da música popular brasileira gostam e – por isso – nós fizemos uma playlist especial para a homenageada do dia!