Hoje, 8 de maio de 2022, é celebrado o Dia das Mães. Mas, nós já sabemos que todo dia é dia de exaltar, agradecer e homenagear essas mulheres tão importantes.

Por isso, preparamos algumas listas especiais para vocês, neste dia especial!

A primeira é uma playlist recheada das mamães que são grandes vozes da nossa MPB.

A segunda é uma outra playlist, com canções da música brasileira que trazem em suas letras grandes homenagens às mães, aos filhos ou que falam com profundidade sobre a maternidade.

E, por último, preparamos uma lista especial, que conta pra vocês sobre cantoras e compositoras da MPB que multiplicaram o seu legado e trouxeram ao mundo filhas e filhos que também são grandes talentos da nossa música popular brasileira.

Vamos lá?

Feliz dia das mães!

1 – Playlist Mães da MPB:

1 – Gal Costa, mãe do Gabriel – Baby (composição de Caetano Veloso)

2 – Vanessa da Mata, mãe do Felipe, do Micael e da Bianca – Não Me Deixe Só

3 – Pitty, mãe da Madalena – Na Sua Estante


4 – Maria Rita, mãe do Antônio e da Alice – O Que é o Amor? (composição Arlindo Cruz, Maurição e Fred Camacho)


5 – Marisa Monte, mãe do Mano Wladimir e da Helena – Vilarejo (Marisa Monte, Pedro Baby, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes)


6 – Rita Lee, mãe do Beto, do João e do Antônio – Agora Só Falta Você (Rita Lee e Luiz Carlini)


7 – Mallu Magalhães, mãe da Luísa – Sambinha Bom


8 – Tiê, mãe da Liz e da Amora – Amuleto (Bruno Caliman)


9 – Sandra de Sá, mãe do Jorge – Olhos Coloridos (Macau)


10 – Fafá de Belém, mãe da Mariana – Vermelho (Chico da Silva)


11 – Elba Ramalho, mãe do Luã, da Maria Clara, da Maria Esperança e da Maria Paula – Gostoso Demais (Dominguinhos e Nando Cordel)


12 – Nana Caymmi, mãe da Stella, da Denise e do João Gilberto – Resposta ao Tempo (Cristóvão Bastos e Aldir Blanc)


13 – Fernanda Takai, mãe da Nina – Sobre o Tempo (John Ulhôa)


14 – Sandy, mãe do Theo – Me Espera (Sandy, Lucas Lima e Tiago Iorc)


15 – Mariana Aydar, mãe da Brisa – Te Faço um Cafuné (Zezum)


16 – Zizi Possi, mãe da Luiza – Asa Morena (Zé Caradipia)


17 – Luiza Possi, mãe do Lucca e do Matteo – Me Faz Bem (Jorge Drexler versão Moska)

18 – Céu, mãe da Rosa e do Antonino – Malemolência (Céu e Alec Haiat)


19 – Luciana Mello, mãe da Nina e do Tony – Simples Desejo (Jair Oliveira e Daniel Carlomagno)


20 – Baby do Brasil, mãe da Sarah Sheeva, da Zabelê, da Nanã Shara, do Pedro Baby, do Krishna Baby e do Kriptus Baby – Menino do Rio (Caetano Veloso)


21 – Elza Soares, mãe do João Carlos, do Gilson, da Dilma, da Sara e do Manoel Francisco – Mulher do Fim do Mundo (Rômulo Fróes e Alice Coutinho)


22 – Fernanda Abreu, mãe da Sofia e da Alice – Rio 40 Graus (Fernanda Abreu, Fausto Fawcett e Carlos Laufer)

23 – Paula Toller, mãe do Gabriel – Como eu Quero (Paula Toller e Leoni)


24 – Cássia Eller, mãe de Chicão – O Segundo Sol (Nando Reis)

25 – Elis Regina, mãe de João Marcelo, Pedro Mariano e Maria Rita – Como Nossos Pais (Belchior)


26 – Beth Carvalho, mãe da Luana – Andança (Danilo Caymmi/Edmundo Souto/Paulinho Tapajós)

27 – Daniela Mercury, mãe do Gabriel, da Giovana, da Márcia, da Alice e da Ana Isabel – O Canto da Cidade (Daniela Mercury e Toti Gira)

28 – Luedji Luna, mãe do Dayo – Banho de Folhas (Luedji Luna e Emilie Lapa)

29 – Nara Leão, mãe da Isabel e do Francisco – A Banda (Chico Buarque)


30 – Maysa, mãe do Jayme – Meu Mundo Caiu

31 – Dona Ivone Lara, mãe do Alfredo e do Odir – Sonho Meu (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho)

32 – Ivete Sangalo, mãe do Marcelo, da Helena e da Marina – Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim (Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle)

33 – Isabella Taviani, mãe do Ignácio e do Estevão – Diga Sim Pra Mim

 

2- Canções sobre maternidade ou Canções para nossas mães:

A MPB de Mãe para filhos e filhas:

 

Zizi Possi e Luiza Possi

Zizi é uma das maiores vozes da nossa MPB e sucesso no mundo inteiro. Sua única filha, Luiza, seguiu os passos da mãe e constrói uma sólida carreira como cantora e compositora. Luiza é uma grande parceira da NovaBrasil e está na nossa programação diária, assim como Zizi! Luiza também já é mãe dos pequenos Lucca e Matteo.

Elis Regina, Maria Rita, Pedro Mariano e João Marcelo Bôscoli

Mesmo tendo pouca idade quando a mãe nos deixou inesperadamente, em 1982, os três filhos de Elis trazem a música no DNA e continuam o legado da mãe com maestria.

Maria Rita é cantora e produtora musical, Pedro Mariano é cantor, compositor e instrumentista e João Marcelo Bôscoli é produtor, arranjador e instrumentista. Todos eles já homenagearam a mãe, uma das maiores vozes e intérpretes que este mundo já viu – em seus excelentes trabalhos.

Maria Rita também já é mãe de Antônio e Alice.

Cássia Eller e Chico Chico

Renato Russo, ao saber que a amiga Cássia estava grávida de Francisco Eller, em 1993, compôs a música 1º de Julho para a nova mamãe.

Os versos: “Eu vejo que aprendi, o quanto te ensinei. E é nos meus braços que ele vai saber”, “Alguma coisa aconteceu, do ventre nasce um novo coração” e “Vamos descobrir o mundo juntos, baby. Quer aprender com seu pequeno grande coração. Meu amor, meu Chicão” foram escritos para Cássia e Francisco, que passou a acompanhar a mãe nos shows assim que cresceu um pouco e já demonstrava que levaria seu amor pela música a sério. Chico Chico, nome artístico de Chicão, tornou-se cantor e compositor e a semelhança física e do timbre de sua voz com a mãe, que nos deixou em 2001, impressionam.

Recentemente, Chico Chico lançou um álbum em parceria com outro Francisco, o Gil, filho de Preta Gil – também cantora – e neto de Gilberto Gil. Esses meninos vão longe!

 

Miúcha e Bebel Gilberto

A cantora, compositora e produtora Bebel Gilberto é filha da cantora Miúcha, outra grande voz da nossa MPB, com João Gilberto. Sobrinha de Chico Buarque, irmão de Miúcha, Bebel começou muito cedo na música. Com essa árvore genealógica mais musical impossível, aos 9 anos, já havia se apresentado e mostrado o seu talento no Carnegie Hall, em Nova York, com sua mãe, e participado dos musicais Pirlimpimpim e Saltimbancos, com sua mãe e seu tio.

Nascida nos Estados Unidos, Bebel faz sucesso internacionalmente e divide seu tempo entre os EUA e o Brasil.

 

Rita Lee e Beto Lee

Beto é o filho mais velho de Rita Lee – uma das mulheres mais importantes da história da música brasileira – e Roberto de Carvalho. Toca guitarra na banda da mãe desde 1995, mas também tem seu trabalho como cantor e compositor e já tocou com outros grandes nomes da música brasileira como Titãs, Milton Nascimento, Zélia Duncan e Otto.

A canção Gosto do Azedo, do disco Acústico MTV Rita Lee, é de autoria de Beto.

 

Baby do Brasil, Pedro Baby, Sarah Sheeva, Nanã Shara e Zabelê

A cantora Baby do Brasil é mãe de seis filhos, todos eles frutos de seu casamento com outro Novo Baiano, o guitarrista Pepeu Gomes. Quatro deles tornaram-se profissionais da música: Pedro Baby é um considerado um dos melhores guitarristas do Brasil e já tocou com grandes nomes – além da mãe e do pai – como Gal Costa e Ana Carolina. Pedro também possui um trabalho solo, é cantor, compositor e produtor musical.

As meninas – Sarah Sheeva, Nanã Shara e Zabelê – formaram, em 1997, o trio de cantoras e compositoras pop SNZ, que esteve em atividade até o ano de 2009, quando cada uma delas passou a seguir carreira solo. Sarah e Nanã foram para a música gospel e Zabelê continuou na música pop.

 

Fafá de Belém e Mariana Belém

Outra grande voz da nossa MPB, Fafá de Belém, divide com a única filha o amor e o talento na música. Mariana Belém também é cantora – dona de uma bela voz, como a mãe – e atriz. Ela tornou-se mais conhecida do grande público ao participar do programa Fama, em 2004.

Mariana também é mãe de Laura e Júlia.

 

Beth Carvalho e Luana Carvalho

Luana é cantora, compositora e filha da eterna Beth Carvalho, que nos deixou órfãos de seu talento há exatos três anos. Atuou como backing vocal da mãe por três anos durante a adolescência e em 2017 lançou o seu primeiro disco.