Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Música Brasileira: conheça 5 instrumentos tipicamente brasileiros 

F.Content
09:30 19.11.2023
Brasilidade

Música Brasileira: conheça 5 instrumentos tipicamente brasileiros 

A música brasileira é um grande destaque da nossa cultura e é marcada por diversidade não só de ritmos, mas também de instrumentos musicais! Influenciada por várias culturas, especialmente africana, a música nacional não seria tão única se não fosse pela presença de instrumentos tipicamente brasileiros.  Mas você sabe quais são esses instrumentos?! Deixa que … Continued

F.Content - 19.11.2023 - 09:30
Música Brasileira: conheça 5 instrumentos tipicamente brasileiros 
Conheça 5 instrumentos tipicamente brasileiros. | Foto: Freepik.

A música brasileira é um grande destaque da nossa cultura e é marcada por diversidade não só de ritmos, mas também de instrumentos musicais! Influenciada por várias culturas, especialmente africana, a música nacional não seria tão única se não fosse pela presença de instrumentos tipicamente brasileiros. 

Mas você sabe quais são esses instrumentos?! Deixa que a gente te conta tudo! A seguir, conheça 5 instrumentos tipicamente brasileiros

musica-brasileira-instrumentos
Conheça 5 instrumentos tipicamente brasileiros. | Foto: Freepik.

5 instrumentos tipicamente brasileiros 

Confira quais são os 5 instrumentos musicais tipicamente brasileiros:

1) Berimbau

O berimbau é um dos principais instrumentos musicais típicos do Brasil e chegou aqui por meio de escravos angolanos. Comum nas rodas de capoeira, foi registrado em solo brasileiro pela primeira vez em 1739. 

2) Repique 

O repique é mais um instrumento que é a cara do Brasil e não podia ficar de fora. O instrumento também é chamado de repinique e é usado em sambas. Além disso, ele é comum em solos, como na introdução de sambas enredo e batucadas. 

3) Pandeiro 

Também conhecido como tamborim, o pandeiro chegou ao Brasil por meio dos portugueses e se popularizou por escravos africanos nas rodas de capoeira. O instrumento é muito usado em ritmos brasileiros como o samba e pagode. 

4) Cavaco 

O cavaco, conhecido popularmente como cavaquinho, também foi um instrumento trazido pelos portugueses para o Brasil. O instrumento é muito comum em um ritmo típico da música brasileira, o choro, mas também é usado em ritmos como o samba e pagode.

5) Agogô 

O agogô é mais um exemplo de instrumento trazido pelos africanos que se popularizou no Brasil. O instrumento é muito usado no candomblé, assim como nas rodas de capoeira. 

Esses instrumentos são essenciais para a construção da identidade da música brasileira e precisam ser destacados quando o assunto é a nossa cultura! 

E você já conhecia todos esses instrumentos? Sabia sua origem? Se curtiu ficar por dentro desses 5 instrumentos tipicamente brasileiros, continue acompanhando a Novabrasil e saiba tudo o que rola no mundo da música brasileira!

Tags relacionadas

brasilidade Brasilidades Curiosidades instrumentos brasileiros instrumentos tipicamente brasileiros música Música Brasileira Notas musicais
< Notícia Anterior

Festival de Verão Salvador: confira as atrações confirmadas 

18.11.2023 09:30
Festival de Verão Salvador: confira as atrações confirmadas 
Próxima Notícia >

Zumbi dos Palmares: conheça a história do líder quilombola

20.11.2023 09:30
Zumbi dos Palmares: conheça a história do líder quilombola
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business