Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Músicas da MPB que retratam a realidade brasileira

F.Content
09:30 23.10.2022
Curiosidades

Músicas da MPB que retratam a realidade brasileira

A MPB sempre trouxe retratos da realidade da sociedade brasileira e nasceu da necessidade que os artistas sentiam de expor seu descontentamento perante o governo. Dessa forma, o melhor exemplo de músicas que retratam a realidade do Brasil apareceram durante esse cenário. Apesar de esse não ser o único tema da MPB, até hoje é … Continued

F.Content - 23.10.2022 - 09:30
Músicas da MPB que retratam a realidade brasileira
Vendedor de sonhor na praia da Piatã, Salvador, BA | Fptp: Walter Firmo

A MPB sempre trouxe retratos da realidade da sociedade brasileira e nasceu da necessidade que os artistas sentiam de expor seu descontentamento perante o governo. Dessa forma, o melhor exemplo de músicas que retratam a realidade do Brasil apareceram durante esse cenário.

Apesar de esse não ser o único tema da MPB, até hoje é um dos mais retratados nas músicas de MPB, abordando a realidade que os brasileiros vivem todos os dias.

Entender a MPB é também entender o passado e presente do país, sua história e de onde a cultura que temos, hoje em dia, veio. Grandes nomes como Caetano Veloso ajudaram a música brasileira a chegar onde está hoje.

Veja, aqui, músicas que retratam a realidade do Brasil!

Vendedor de sonhor na praia da Piatã, Salvador, BA | Foto: Walter Firmo

1. Aquarela do Brasil

Aquarela do Brasil é uma música MPB que foi composta por Ary Barroso e lançada na década dos anos 40. Ela retrata e enaltece toda a beleza e amores que o compositor sentia por seu país.

Para Ary Barroso, o Brasil era uma pintura feita de aquarela, mesmo que o cenário da época fosse de pobreza, ditadura e guerra, fazendo com que o seu romantismo se sobressaia. A canção é um samba e uma de suas versões mais famosas é interpretada pela agradável voz de Gal Costa.

2. País Tropical

Essa é uma música MPB feita pelo mestre Jorge Ben Jor, no ano de 1969, que retrata duas grandes paixões nacionais: futebol e carnaval. É sobre um homem feliz e de vida média, que possui um carro e uma guitarra e mora em um país “abençoado por Deus e bonito por natureza”.

3. Brasileirinho

O mestre do cavaquinho, Waldir Azevedo, compôs a música MPB Brasileirinho, em 1947, sendo uma música totalmente instrumental. Ela tem uma carga enorme de alegria e faz com que qualquer pessoa balance o seu corpo no ritmo. Ela mescla o sentimento de felicidade com um fundo de dor, a dualidade brasileira.

4. Brasil

Brasil surgiu no ano de 1988, escrita pelo músico Cazuza em parceria com os artistas Nilo Romero e George Israel. Ela simboliza todo um protesto contra a enorme hipocrisia da política e da elite brasileira.

A canção de Cazuza foi até a abertura de uma novela da emissora Rede Globo, o que ajudou em sua popularidade.

5. Querellas do Brasil

Querellas do Brasil é uma resposta a primeira música MPB listada, Aquarela do Brasil. Ela foi composta por Maurício Tapajós e Aldir Blanc, e a interpretação ficou por conta de Elis Regina, no ano de 1978. 

O objetivo da obra é desconstituir toda a ideia que Aquarela do Brasil fez de um Brasil “sem problemas”. Para isso, usa passagens como “o Brazil não conhece o Brasil” e também “o Brazil está matando o Brasil”. Além disso, faz uso de origem africana e também indígena para enfatizar o valor da cultura.

6. Que País É Este

Que País É Este é uma composição de Renato Russo, feita no fim da década de 70, porém apenas lançada no fim da década de 80, pela banda Legião Urbana. Ela faz uma crítica sobre a desigualdade social, política e também a imagem do país para os países do exterior. 

A música se pergunta várias vezes de forma agressiva “Que País É Este?”.

7. Roda Viva

Roda Viva, de Chico Buarque, foi lançada em 1967, marcando quatro anos após o começo do período da ditadura militar no Brasil. Dessa forma, essa música sofreu o período de maior repressão.

A canção de Chico Buarque trazia um retrato sobre o que foram os “Anos de Chumbo” e falava sobre a insegurança e a falta de direitos individuais dos cidadãos. Porém, de uma forma, quase que imperceptível, já que as músicas que continham críticas ao governo militar eram barradas facilmente.

Por esse motivo, os artistas faziam uso de várias figuras de linguagem para que suas músicas conseguissem ser aprovadas no mercado musical. 

Roda Viva foi apresentada no III Festival da Música Popular Brasileira‘, evento organizado pela Record TV, e depois tocou no Festival da Canção de 1967, sendo a vencedora.

Hoje em dia, a música de Chico Buarque é uma das mais importantes dentro do repertório da MPB e isso se dá, principalmente, por sua história e importância política.

8. Coração de Estudante

Coração de Estudante é um dos hinos do movimento dos anos 80 Diretas Já, em que o povo foi até as ruas pedir o direito ao voto direto. Em sua letra, vemos o desejo de um país que quer se levantar pelas mãos da juventude e a sua composição traz um sentimento de algo que deve ser libertado.

Apesar da canção ter sido criada em 1983, a proposta inicial era que a composição MPB de Milton Nascimento e Wagner Tiso fosse usada apenas em um documentário que retratasse a vida política de João Goulart.

Contudo, por ela estar inserida em uma época em que o governo militar já não estava tão forte quanto antes, ela foi usada pelo público como um clamor popular. Por isso, assim como aconteceu com a música Roda Viva, sua letra tinha uma múltipla interpretação pelo ouvinte e possibilitou a sua aprovação pelo órgão de censura. 

Fora isso, a música Coração de Estudante foi cantada em coro durante o enterro do presidente Tancredo Neves, que morreu pouco tempo antes de tomar posse, no ano de 1985.

Essas são algumas das músicas que retratam a realidade do Brasil. Faltou alguma na lista? Conta para gente nas redes sociais da Novabrasil.

Tags relacionadas

Especiais MPB mpb antiga mpb antigo mpb as melhores músicas que retratam a realidade do Brasil nostalgia mpb o melhor da mpb saudade
< Notícia Anterior

No Wave de Jobim: Vida, carreira e maiores sucessos de Tom Jobim

22.10.2022 15:00
No Wave de Jobim: Vida, carreira e maiores sucessos de Tom Jobim
Próxima Notícia >

Brasil-sil-sil! Conheça a história do famoso bordão

23.10.2022 12:00
Brasil-sil-sil! Conheça a história do famoso bordão
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business