Muitas pessoas podem achar que a música popular brasileira não está dentro das principais tendências do momento. Mas a plataforma TikTok Brasil mostra o contrário. A hashtag #MPB possui mais de 390 milhões de visualizações dentro do app favorito da geração atual.

A plataforma está indo muito além das coreografias de sucesso, como o funk e o sertanejo. Grandes nomes que marcaram uma geração da MPB, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, entre outros, já passaram a usar a rede social.

Ao longo da matéria, você verá alguns dos nomes mais famosos da música popular brasileira usando o TikTok a favor de suas carreiras, como anda a viralização desses artistas na plataforma e uma lista de vídeos populares que englobam a MPB. Continue a leitura!

Whisky a go go do Roupa Nova e Jovem de Julio Secchin estão entre canções de MPB que fazem sucesso no TikTok
Whisky a go go do Roupa Nova e Jovem de Julio Secchin estão entre canções de MPB que fazem sucesso no TikTok. | Foto: Freepik.

Artistas da MPB que entraram para o TikTok

Confira alguns artistas da música popular brasileira que fizeram sucesso com suas músicas do TikTok:

Marisa Monte

Marisa Monte foi uma das artistas que não lançou nenhum álbum novo por um bom tempo. Com a repercussão do TikTok, a cantora entrou nessa e divulgou pela rede social o seu novo single: A Língua dos Animais.

Alceu Valença

Alceu Valença também foi um desses artistas e trouxe consigo um disco com várias versões de músicas clássicas, estas foram gravadas durante o período de isolamento devido a pandemia do coronavírus, em formato de voz e violão.

Djavan

O artista, a fim de comemorar seus 25 anos do disco Malásia, entrou com tudo no app e fez as visualizações bombarem. Não é atoa que o perfil do cantor conta com mais de 53 mil seguidores e mais de 180 mil curtidas em seus vídeos.

Gilberto Gil

Gilberto Gil também entrou para o TikTok e lançou a música Refloresta, uma parceria com o Instituto Terra. Do dia 22 a 28 de fevereiro, para cada vídeo que era postado com a música no aplicativo, uma árvore era plantada nas áreas degradadas do vale do Rio Doce, atualmente com 12% da Mata Atlântica remanescente.

Dupla Gupe

Se até os veteranos se renderam ao app, claro que os mais jovens não iriam ficar de fora dessa e mostrar uma nova cena na MPB. A dupla composta por Pedro Freitaz e Guga Lamar é um exemplo de artistas que conquistaram o sucesso com vídeos de covers, como uma nova forma de ouvir a música popular brasileira.

Clarissa Müller

Cantora e compositora, viralizou o seu single Nada Contra (Ciúmes) no TikTok. A repercussão do vídeo foi das maiores. Em entrevista ao portal Métropoles, a artista revela que tem sido surreal participar deste fenômeno. Havia 5 mil vídeos dos usuários utilizando sua música e de repente já eram mais de 600 mil.

Conforme algumas pesquisas realizadas por consultorias externas, existem cerca de 70 milhões de brasileiros cadastrados na plataforma TikTok, compartilhando, curtindo e postando conteúdos diariamente. Existem alguns perfis criados especialmente para homenagear e espalhar a cultura da música popular brasileira.

O @mpb.brasil é um deles. Com 106 mil e 900 seguidores e mais de 950 mil likes em seus posts, o perfil conta com diversos vídeos curtos de várias músicas que marcaram a cultura popular brasileira.

Geralmente são cortes de shows e apresentações que contam com grandes nomes da MPB, como Elza Soares, Alcione, Skank, Daniela Mercury, Zeca Pagodinho, Seu Jorge, Elis Regina, entre outros.  

MPB que estão bombando entre as músicas do TikTok

A seguir, confira a lista de alguns sucessos da MPB que estão bombando entre as músicas do TikTok:

1. Mix de músicas

O lado MPB do TikTok existe e com ele também não poderia faltar as famosas trends, dessa vez com “você conhece a música?”. Nessa trend, uma ordem de músicas irá passar ao decorrer do vídeo e se você quiser participar basta gravar um vídeo com o som e captar sua reação se conhece ou não cada canção.

O @culturalizarte lançou essa trend com grandes sucessos da MPB, mais especificamente as músicas mais calmas, para relaxar. Entre algumas delas estão: Pela Luz dos Olhos Teus, Quem Te Viu Quem Te Vê, Grão de Amor, Coração Vagabundo, Valsinha, Águas de Março, entre outras. E aí, você conhece alguma delas?

2. Oração – A Banda Mais Bonita da Cidade

A Banda Mais Bonita da Cidade é uma banda brasileira de MPB e Indie Rock que se formou no ano de 2009. O grupo, conhecido tanto no Brasil quanto países afora, conseguiu conquistar o coração de milhares de pessoas com o videoclipe da música “Oração”, composta por Leo Fressato, lançado na plataforma do YouTube em 2011.

A música “Oração” ainda é muito conhecida e não podia deixar de fazer parte do repertório de música popular brasileira no TikTok. A canção é adorada por jovens e pela geração dos anos 2000.

3. A noite – Tiê

Música gravada recentemente (2014) pela artista musical brasileira Tiê para seu terceiro álbum de estúdio “Esmeraldas”. A canção é uma releitura de “La notte”, da artista italiana Arisa e foi composta originalmente por Giuseppe Anastasi e produzida por Mauro Pagani, para o álbum “Amami” (2012).

A nova gravação, composta por Tiê, foi um sucesso e chegou até virar trilha sonora de novela (I Love Paraisópolis – 2015). Para quem adora músicas românticas, essa é daquelas que não deixam de tocar o coração da gente.

Por ser uma música mais atual e pelo público da plataforma ser mais formado por jovens, essa é uma das canções que não poderia faltar no repertório da MPB no TikTok.

4. Não Vá Embora – Marisa Monte

A @centralmpb é um dos perfis que costuma postar vídeos de trechos e videoclipes de grande sucesso da música popular brasileira. Não Vá Embora, de Marisa Monte, é um deles.

A artista é considerada a quarta maior cantora brasileira, ficando atrás somente de Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia, conforme a revista Rolling Stone Americana.

Além disso, Marisa Monte possui dois álbuns que estão na lista dos 100 melhores discos da música brasileira: “MM” e “Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão”.

5. Forró do xenhenhém (feat. Alcione)

A música “Xenhenhém” é um forró diferente de tudo o que se ouve por aí. A proposta musical da canção une música, humor e cultura nordestina.

O “Xenhenhém” do grupo Forróçacana feat. Alcione conquistou o coração de muitos fãs no cenário musical brasileiro, não é atoa que foi uma das músicas MPB que repercutiu na página @mpb.brasil.

Gostou do conteúdo? Se você é amante dos estilos musicais brasileiros e deseja estar por dentro dos sucessos da MPB e de outros gêneros musicais, assim como os que estão bombando no TikTok Brasil, não deixe de acessar a NovaBrasil FM, a emissora de rádio voltada para música popular brasileira do jeitinho que você ama!